O Cruzeiro possui a quinta maior torcida do país, de acordo com a mais recente pesquisa realizada pelo Datafolha. De acordo com o estudo, realizado por meio de 7.597 entrevistas, com pessoas de 16 anos ou mais, entre os dias 31 de julho e 7 de agosto, em 169 municípios brasileiros, 4% dos brasileiros torcem para o time celeste. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
De acordo com o Datafolha, a maior torcida do Brasil segue sendo a do Flamengo, com preferência de 21% da população nacional. O Corinthians vem em segundo lugar, com 15%. Em seguida, aparecem São Paulo e Palmeiras, com 7%. Cruzeiro, Vasco e Grêmio dividem o quinto lugar, com 4% dos torcedores brasileiros cada. O Santos tem 3% e vem a frente de Atlético-MG, Internacional, Bahia e Botafogo, todos com 2%. Fluminense, Seleção Brasileira, Sport, Vitória e Fortaleza têm 1% cada.
As maiores torcidas do Brasil, segundo pesquisa do Datafolha
- Flamengo – 21%
- Sem time – 19%
- Corinthians – 15%
- São Paulo – 7%
- Palmeiras – 7%
- Cruzeiro – 4%
- Vasco – 4%
- Grêmio – 4%
- Santos – 3%
- Atlético – 2%
- Internacional – 2%
- Bahia – 2%
- Botafogo – 2%
- Fluminense – 1%
- Seleção Brasileira – 1%
- Sport – 1%
- Vitória – 1%
- Fortaleza – 1%
Entre os pontos importantes da pesquisa, destaca-se a vantagem do Cruzeiro sobre o rival Atlético-MG, que possui metade da torcida celeste de acordo com a porcentagem mostrada pelo estudo. Consequentemente, o time celeste aparece à frente do rival em alguns recortes, como número de torcedoras mulheres, além de superioridades em todas as classes sociais e faixas etárias destacadas, exceto de 35 a 44 anos, onde ambos os times ficaram com 3%.
O Cruzeiro também se faz presente em outras regiões do país, além da sudeste. Segundo o Datafolha, 1% da população da região Norte e 1% da região Centro-Oeste do Brasil torce para o Cruzeiro. O dado coloca o time celeste à frente das outras torcidas brasileiras de fora do eixo Rio-São Paulo. Atlético-MG, Bahia, Grêmio e Internacional não aparecem com pontuação nestas mesmas localidades.
No sudeste, o Cruzeiro, com 8% dos torcedores da região, é a quarta maior torcida, atrás somente de Corinthians (20%), Flamengo (17%) e São Paulo (9%). Palmeiras (7%), Santos (5%), Atlético-MG (5%), Vasco (4%), Botafogo (2%) e Fluminense (2%), vêm na sequência. Os números são relevantes, principalmente pelo fato da Raposa rivalizar com equipes paulistas, que conseguem aumentar a vantagem em âmbito nacional pela presença massiva em regiões como Norte, Centro-Oeste e Nordeste. Veja os gráficos:
📊📈GRÁFICOS
Vamos aos gráficos. Os créditos são da @folha:
(1/4) pic.twitter.com/O51eK3819I
— Maic Costa (@omaiccosta) August 26, 2023
Índice
Próximos jogos do Cruzeiro no Brasileirão
- 21ª rodada – Grêmio x Cruzeiro – 27/8 (domingo) – 19h – Arena do Grêmio
- 22ª rodada – Cruzeiro x RB Bragantino – 3/9 (domingo) – 18h30 – Mineirão
- 23ª rodada – Santos x Cruzeiro – 14/9 (quinta-feira) – 19h – Vila Belmiro
- 24ª rodada – Fluminense x Cruzeiro – 20/9 (quarta) – 21h30 – Maracanã
- 25ª rodada – Cruzeiro x América-MG – 30/9 (sábado) – (A confirmar)
Grêmio x Cruzeiro muda de horário
A partida entre Grêmio e Cruzeiro não acontecerá mais às 16h. O jogo, que acontecerá neste domingo (27), foi remarcada para às 19h. O confronto é válido pela 21ª rodada do Brasileirão e será disputado na Arena do Grêmio. Vivendo momento ruim na temporada, o time de Pepa sabe que precisa vencer para se manter afastado da zona de rebaixamento.
🕐MUDANÇA DE HORÁRIO
Grêmio e Cruzeiro não acontecerá mais às 16h. A partida, que será realizada no domingo (27), foi remarcada para às 19h. O jogo, válido pela 21ª rodada do Brasileirão, e será disputado na Arena do Grêmio.
📸Staff Images/Cruzeiro pic.twitter.com/lUf7HA4dmA
— Maic Costa (@omaiccosta) August 22, 2023
Gilberto fica de fora dos relacionados
O centroavante Gilberto, principal alvo da torcida cruzeirense em protesto realizado neste sábado (26), na Toca da Raposa 2, não foi relacionado para enfrentar o Grêmio. O camisa 99 fica em Belo Horizonte e acompanhará seus companheiros pela TV.
Entre os relacionados, destaca-se a volta da dupla Mateus Vital e William, que haviam sofrido lesões na partida contra o Palmeiras, válida pela 19ª rodada do Brasileirão. O volante Ian Luccas ficou de fora dos convocados por Pepa por ter sofrido um trauma no tornozelo direito.
O volante Ian Luccas sofreu um trauma no tornozelo direito, durante treinamento na Toca II, e não está disponível para a partida contra o Grêmio.
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) August 26, 2023