Em 3 de julho, finalmente a janela de transferências do futebol brasileiro abrirá, prometendo a chegada de muitos craques da Europa. Nesse ano, destacam-se cinco nomes de jogadores sul-americanos em fim de contrato que possuem chances de retornar ao Brasil, criando muita expectativa no torcedor.
Por isso, o Futebol na Veia reuniu os principais atletas que podem aparecer em solo brasileiro a partir da abertura da janela, podendo aumentar o patamar dos clubes.
Índice
Campeão Brasileiro pelo Palmeiras, ídolo do Liverpool e outros estarão livres em julho
Yerry Mina
Revelado pelo Deportivo Pasto, da Colômbia, o zagueiro das “dancinhas”, Yerry Mina, teve passagem bem-sucedida pelo Palmeiras entre 2016 e 2018, quando conquistou o Campeonato Brasileiro e ficou marcado por importantes gols com a camisa do Verdão.
Em janeiro de 2018, o defensor colombiano se mudou para o Barcelona, da Espanha, onde ficou apenas sete meses até fechar com o Everton, da Inglaterra. No futebol inglês, teve dificuldades em ter minutos em campo e nunca ultrapassou mais de 35 partidas em uma temporada. Por isso, ao fim de junho, não terá seu contrato renovado e estará livre no mercado.
Aos 28 anos, Mina chegaria no Palmeiras para brigar por vaga titular com Luan, que está substituindo o titular absoluto Murilo, lesionado, ao lado do paraguaio Gustavo Gómez. Segundo o perfil Grêmio Análise, o zagueiro se aproximou do Tricolor Gaúcho em uma possível transferência.
Veja os números do defensor na temporada 2022/23.
James Rodríguez
Sem clube desde abril, quando rescindiu com o Olympiacos, da Grécia, o meia colombiano James Rodríguez já movimenta os bastidores do futebol brasileiro há meses com o Botafogo assumindo publicamente o interesse no jogador.
Com carreira larga na Europa, James passou por Real Madrid, da Espanha, Bayern de Munique, da Alemanha, dentre outros times do futebol inglês, português e francês. Vale destacar que o meia venceu o Prêmio Puskas de gol mais bonito no ano de 2014, com uma pintura nas quartas de final da Copa do Mundo, contra o Uruguai.
🎯 El gol de James Rodríguez ante Uruguay en slow motion, otro cantar. pic.twitter.com/fLv46Mi8h3
— Colombia Analytics (@Colanalytics) January 14, 2022
Veja em detalhe os números do colombiano na temporada 2022/23.
Roberto Firmino
Foram oito anos de histórias de Firmino com a camisa do Liverpool, da Inglaterra. Somou 111 gols em 362 partidas, além de 79 assistências, e conquistou sete taças, incluindo a Liga dos Campeões e a Premier League, formando um trio histórico com o egípcio Mohamed Salah e o senegalês Sadio Mané.
O atacante, famoso por sua função com falso nove, é quem mais parece longe do Brasil por conta do nível de atuação que exibiu na última temporada. Confira os principais números de Firmino em 2022/23.
Lucas Moura
Em término de contrato com o Tottenham, da Inglaterra, Lucas Moura inicialmente não parecia muito propenso a aceitar retornar ao Brasil. O atleta falou em diferentes entrevistas que não pretende voltar ao futebol brasileiro nesse momento. Mas, recentemente, ao canal SporTV, afirmou estar “aberto a qualquer possibilidade”.
Informações da imprensa internacional apontam interesse de clubes sauditas, dos Estados Unidos e de menor expressão na Europa, além do São Paulo, time onde foi revelado e conquistou a Copa Sul-Americana, em 2012.
O atacante fez temporada ruim pelo clube inglês com apenas um gol em 19 jogos. Em certos momentos da temporada, por problemas físicos, Lucas chegou a atuar na equipe sub-23.
Manuel Lanzini
Com interesse vascaíno, o argentino Manuel Lanzini, ex-meia do Fluminense, atuou em apenas 23 partidas na temporada 2022/23, recém finalizada na Europa, com três gols e uma assistência em 1164 minutos em campo, média de 50 minutos por jogo. Apesar disso, conquistou sua primeira taça em solo europeu ao levar a UEFA Conference League.
Participando da campanha do último título brasileiro do Fluminense, Lanzini ficou um ano nas Laranjeiras, entre o meio de 2011 e 2012, entrando em campo 42 vezes e balançando as redes em cinco oportunidades.