Janela saudita muda e Bruno Rodrigues fica no Cruzeiro até o fim de 2023; entenda

Bruno Rodrigues, de 26 anos, recebeu proposta do Al-Taawon, da Arábia Saudita, mas negócio não será concretizado antes do fechamento da janela saudita

Bruno Rodrigues, um dos destaques do Cruzeiro na temporada, seguirá no clube até o final do ano. Cobiçado pelo futebol da Arábia Saudita, o camisa 9 teve sua permanência em Belo Horizonte ameaçada, mas com o fechamento da janela do país do Oriente Médio, neste 7 de setembro, a transferência ficou descartada num primeiro momento. A informação foi antecipada pelo jornalista Samuel Venâncio.

Inicialmente, pensava-se que a janela saudita fecharia no dia 20 de setembro, data divulgada pela Fifa. Apesar do apontamento da entidade máxima do futebol, a Liga Saudita e a Federação Saudita de Futebol emitiram comunicado conjunto, na última segunda-feira (4), afirmando que o período de transferências se encerraria hoje.

— Como comunicado aos clubes da Arábia Saudita na sexta-feira, dia 30 de junho, o registro de transferências de jogadores no verão para a Roshn Saudi League (Saudi Pro League) fecha na quinta-feira, dia 7 de setembro. Liga Saudita e Federação Saudita de Futebol, em comunicado.

Com isso, não haveria tempo hábil para que Bruno Rodrigues se transferisse ao Al-Taawon, da Arábia Saudita, o que garante o cumprimento de seu contrato de empréstimo com o Cruzeiro, que se encerra no final de 2023.

Proposta por Bruno Rodrigues

O atacante Bruno Rodrigues, de 26 anos, recebeu proposta do futebol saudita em meados de julho. O Al-Taawon ofereceu 4 milhões de euros (R$ 21,5 milhões na cotação atual), por 100% dos direitos econômicos do atleta, ao Tombense, clube que detém o passe do jogador. O jogador ainda receberia uma valorização salarial em relação ao que recebe no Cruzeiro.

Para ficar em definitivo com Rodrigues, o Cruzeiro, que detém 33% do passe do atleta, adquirido durante seu empréstimo, teria que investir uma nova quantia para ter a maioria dos direitos do jogador. Apesar da possibilidade de atuar no Oriente Médio, o desejo de Bruno seria continuar no Cruzeiro. O atacante é muito grato pela oportunidade dada a ele pelo clube celeste.

Apesar da proposta saudita e da possibilidade de Bruno ser comprado, em definitivo, pelo Cruzeiro, ambas as negociações não progrediram e agora, com a janela do país do Oriente Médio — que investiu alto em contratações de estrelas do futebol mundial, como os atacantes Neymar, Mané, Benzema e Roberto Firmino — se fechando, o jogador fica, definitivamente, no clube estrelado até o fim do ano.

Jogador é destaque do Cruzeiro em 2023

Bruno Rodrigues é um dos principais destaques ofensivos do Cruzeiro em 2023. O jogador é líder de gols e assistências no time em 2023. Foram oito bolas na rede e seis passes para gol em 34 jogos na temporada.

Com 14 participações em gols no ano, Bruno é responsável, direta ou indiretamente, por 40% dos gols do Cruzeiro.

Nas últimas semanas, o rendimento de Bruno Rodrigues caiu, assim como o do time celeste em geral. Uma lesão também atrapalhou o jogador, que perdeu alguns jogos, abrindo espaço para os concorrentes Arthur Gomes e Wesley. Ainda assim, Bruno deu a assistência para o gol de Rafael Elias, o Papagaio, no empate do último dia 19 de agosto, contra o Corinthians. Na última partida, o empate em 0 a 0 com o RB Bragantino, disputada no dia 3 de setembro, o camisa 9 criou algumas chances, mas perdeu outras, não conseguindo recolocar o Cruzeiro no caminho das vitórias.

Próximos jogos do Cruzeiro

  • 23ª rodada – Santos x Cruzeiro – 13/9 (quarta) – 21h30 – Vila Belmiro
  • 24ª rodada – Fluminense x Cruzeiro – 23/9 (quarta) – 21h – Maracanã
  • 25ª rodada – Cruzeiro x América-MG – 30/9 (sábado) – (A confirmar)
  • 26ª rodada – Cruzeiro x Flamengo – (A confirmar)
  • 27ª rodada – Cuiabá x Cruzeiro – (A confirmar)
  • 28ª rodada – Atlético-MG x Cruzeiro – (A confirmar)

Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Esporte News Mundo e Mais Minas. Atualmente, escreve para o Futebol na Veia e para a Trivela. Acredita que futebol é sonhar.