O Cruzeiro enfim anunciou seu técnico para a sequência da temporada. Após a demissão de Pepa e algumas frustrações no mercado de treinadores, a Raposa definiu Zé Ricardo como novo comandante. Na noite desta terça-feira (5), o clube mineiro divulgou o acerto nas redes sociais.
Cruzeiro e Zé Ricardo se acertaram por um contrato com duração até o fim de 2024. Junto do treinador, também chegam ao clube o auxiliar técnico Cléber dos Santos e o preparador físico Fábio Eiras. O primeiro contato do novo comandante com o elenco está previsto para ocorrer já quarta-feira (6), durante atividades na Toca da Raposa.
✍️ Zé Ricardo é o novo técnico do Cruzeiro. Seja muito bem-vindo!
Junto com o treinador, também chegam ao clube o auxiliar técnico Cléber dos Santos e o preparador físico Fábio Eiras.#FechadoComOCruzeiro pic.twitter.com/5jwQDy5Yj5
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) September 5, 2023
Antes mesmo de anunciar Zé Ricardo, o Cruzeiro comunicou que haverá uma entrevista coletiva presencial na Toca da Raposa, na manhã desta quarta-feira (6). O treinamento do elenco está marcado para o mesmo horário, às 10h (horário de Brasília).
Vale destacar que inicialmente o Cruzeiro propôs um contrato até o final deste ano, o que foi aceito por Zé Ricardo. Entretanto, o staff do técnico entrou na jogada e ‘pediu' para que o vínculo fosse mais longo, sem ônus ao clube para rescisão a partir de janeiro de 2024. A informação foi divulgada primeiramente pelo ‘Goal'.
‘Sim' de Zé Ricardo vem após uma série de negativas ao Cruzeiro
Antes de fechar com Zé Ricardo, o Cruzeiro acumulou negativas no mercado de treinadores. Paulo Autuori, atual diretor técnico do clube, foi consultado, mas o profissional optou por permanecer no cargo em que ocupa.
Posteriormente, o clube celeste foi atrás de Gabriel Milito, que deixou o Argentinos Juniors recentemente. Cansado, o argentino se mostrou aberto ao projeto desde que este se iniciasse em 2024, com uma pré-temporada e participação na montagem do elenco. Com pressa, a Raposa rechaçou a ideia.
Por fim, Odair Hellmann foi o terceiro nome tentado. O treinador de 46 anos, sem clube desde que foi demitido do Santos, se animou com a possibilidade de comandar o Cruzeiro. Porém, o desejo da diretoria em contar com o profissional somente até dezembro deste ano esfriou de vez as tratativas.
Carreira de Zé Ricardo
Zé Ricardo iniciou a carreira de treinador em 2016, comandando o Flamengo, onde foi campeão da Taça Rio de 2017. Depois, passou por Vasco e Botafogo. Em ambos os clubes oscilou entre bons e maus momentos, no entanto, não deixou saudades em nenhuma das duas torcidas.
Na temporada 2019, Zé Ricardo comandou Fortaleza e Internacional e repetiu o roteiro de muita oscilação e pouca regularidade. No mesmo ano, também teve experiência no Oriente Médio, no Qatar SC.