Botafogo: meia-atacante aceita proposta da Turquia e saída divide opiniões

Vontade do jogador e alto salário prevalecem, e Botafogo acerta saída de meia-atacante

De olho na sequência da temporada, o Botafogo segue fazendo alterações em seu elenco. Depois de anunciar a contratação de Diego Costa, o Glorioso desta vez sacramentou a saída de um jogador. Trata-se de Gustavo Sauer, que foi emprestado ao Rizespor, da Turquia, até julho de 2024. Ao término do vínculo, o clube europeu terá a opção de compra.

Engana-se quem acha que a saída de Sauer foi aceita de maneira unânime pelos botafoguenses. Nas redes sociais, torcedores alvinegros se mostraram bem divididos e debateram sobre a negociação. Enquanto uns ‘agradeceram' pelo empréstimo do camisa 10, outros protestaram contra a diretoria, alegando que o jogador poderia ser útil e importante nos próximos compromissos do Glorioso até o fim da temporada.

Vale destacar que o principal motivo que fez o Botafogo aceitar a proposta turca é o alto salário de Gustavo Sauer, que tinha um dos maiores vencimentos do elenco. Outro fator determinante foi a vontade do jogador. O meia-atacante vê com bons olhos um retorno para o futebol europeu e não titubeou em aceitar o projeto.

Quanto o Botafogo pagou por Gustavo Sauer?

Revelado pelo Joinville, Gustavo Sauer passou por uma série de clubes antes de chegar ao Botafogo. Depois de defender a equipe catarinense, o meia-atacante jogou por Gandzasar Kapan (Armênia), Clube Atlético Metropolitano (Blumenau – Santa Catarina), Paraná, Daejeon Citizen (Coreia do Sul), Al Shaab (Emirados Árabes), Botev Plovdiv (Bulgária) e Boavista (Portugal).

Quarta maior contratação da história do Botafogo, Sauer chegou ao clube carioca em abril de 2022, por uma bagatela de US$ 2 milhões (R$ 10 milhões, na cotação da época). Apesar da alta expectativa, o meia-atacante de 30 anos não conseguiu repetir no Alvinegro o bom desempenho que teve durante a passagem pelo Boavista.

Sem chances com Luís Castro, Sauer chegou a brilhar com Bruno Lage

Luís Castro parecia não gostar muito do estilo de jogo de Gustavo Sauer. Com o ex-técnico, o meia-atacante chegou a ser terceira opção do sistema ofensivo. Contudo, as coisas passaram a melhorar para o camisa 10 a partir da chegada de Bruno Lage.

Com o novo comandante, Sauer ganhou mais oportunidades e viveu seu auge no Glorioso. Na goleada por 4 a 1 sobre o Coritiba, no dia 30 de julho, marcou dois gols, concedeu uma assistência e foi peça fundamental para o importante triunfo alvinegro no Campeonato Brasileiro.

Ao todo, Gustavo Sauer entrou em campo 38 vezes desde que chegou ao Botafogo. Foram sete bolas na rede (todas em 2023) e quatro passes para gol.

Botafogo: meia-atacante aceita proposta da Turquia e saída divide opiniões
Diante do Coritiba, Gustavo Sauer fez seu melhor jogo com a camisa do Botafogo (Foto: Icon Sport)

Próximos jogos do Botafogo

Sem Gustavo Sauer, o Botafogo volta a campo no próximo sábado (19). A partir das 16h (horário de Brasília), o clube de General Severiano enfrenta o São Paulo, no Morumbi, em jogo válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Confira a sequência de compromissos do Alvinegro Carioca:

  • São Paulo x Botafogo – Campeonato Brasileiro – Morumbi – sábado (19/8), às 16h (horário de Brasília);
  • Botafogo x Defensa y Justicia – Copa Sul-Americana (quartas de final – ida) – Nilton Santos – quarta-feira (23/8), às 19h (horário de Brasília);
  • Botafogo x Bahia – Campeonato Brasileiro – Nilton Santos – domingo (27/8), às 16h (horário de Brasília)
Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.