Athletico-PR pode igualar recorde de quase 90 anos no estadual

O Athletico-PR decide neste domingo (9) o Campeonato Paranaense contra o Cascavel-PR. Com vantagem pela vitória no primeiro jogo, o Furacão pode bater uma marca que não acontece há 87 anos.

Em 1936, o Athletico-PR conquistou o estadual invicto com nove vitórias e três empates. O Rubro-negro terminou com 21 pontos, sete a frente do vice Ferroviário.

Cenário igual a desse ano, mas com retrospecto superior. O Furacão treinado por Paulo Turra venceu 15 de seus 16 jogos no estadual. O único tropeço aconteceu frente ao maior rival, o Coritiba, em partida de oito expulsões que terminou 1 x 1.

LEIA TAMBÉM:

A decisão acontece na Arena da Baixada, às 17h (horário de Brasília). O Athletico-PR precisa apenas de um empate para levantar a taça, pois venceu o primeiro jogo por 2 x 1.

No total, o Athletico-PR vai disputar nove jogos em abril por quatro competições. Após a final estadual, o próximo duelo acontece na quarta-feira (12) com o CRB, em Alagoas, pela 3ª fase da Copa do Brasil. No final de semana seguinte, o Furacão recebe o Goiás pela estreia do Brasileirão 2023.

Último campeão invicto do Paranaense foi o rival do Athletico-PR

O Coritiba é o último campeão invicto do estadual do Paraná. Em 2011, o Coxa foi avassalador e venceu os dois turnos do campeonato, que previa uma final com a melhor equipe de cada parte, mas que não precisou ser disputada.

O lado verde da capital paranaense venceu 20 dos 22 jogos, além de dois empates. A campanha foi tão impressionante que foram 62 gols marcados, média de quase três tentos por jogo. Por outro lado, apenas 17 vezes sua defesa foi vazada.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.