O Athletico-PR decide neste domingo (9) o Campeonato Paranaense contra o Cascavel-PR. Com vantagem pela vitória no primeiro jogo, o Furacão pode bater uma marca que não acontece há 87 anos.
Em 1936, o Athletico-PR conquistou o estadual invicto com nove vitórias e três empates. O Rubro-negro terminou com 21 pontos, sete a frente do vice Ferroviário.
Cenário igual a desse ano, mas com retrospecto superior. O Furacão treinado por Paulo Turra venceu 15 de seus 16 jogos no estadual. O único tropeço aconteceu frente ao maior rival, o Coritiba, em partida de oito expulsões que terminou 1 x 1.
LEIA TAMBÉM:
- Athletico-PR x Cascavel ao vivo e online: onde assistir, horário e escalação no Campeonato Paranaense 2023
- Apenas um clube da Série A permanece invicto na temporada
- Grupo de Athletico e Atlético-MG na Libertadores 2023: dupla brasileira encara equipes tradicionais de Paraguai e Peru
A decisão acontece na Arena da Baixada, às 17h (horário de Brasília). O Athletico-PR precisa apenas de um empate para levantar a taça, pois venceu o primeiro jogo por 2 x 1.
No total, o Athletico-PR vai disputar nove jogos em abril por quatro competições. Após a final estadual, o próximo duelo acontece na quarta-feira (12) com o CRB, em Alagoas, pela 3ª fase da Copa do Brasil. No final de semana seguinte, o Furacão recebe o Goiás pela estreia do Brasileirão 2023.
Último campeão invicto do Paranaense foi o rival do Athletico-PR
O Coritiba é o último campeão invicto do estadual do Paraná. Em 2011, o Coxa foi avassalador e venceu os dois turnos do campeonato, que previa uma final com a melhor equipe de cada parte, mas que não precisou ser disputada.
O lado verde da capital paranaense venceu 20 dos 22 jogos, além de dois empates. A campanha foi tão impressionante que foram 62 gols marcados, média de quase três tentos por jogo. Por outro lado, apenas 17 vezes sua defesa foi vazada.