Grupo de Athletico e Atlético-MG na Libertadores 2023: dupla brasileira encara equipes tradicionais de Paraguai e Peru

Na última segunda-feira (27), em sorteio realizado pela Conmebol ficou decidido que Atlético-MG e Athletico-PR se enfrentarão na fase de grupos da Copa Libertadores 2023. Integrantes do Grupo G, a dupla de brasileiros terá pela frente Libertad, do Paraguai, e Alianza Lima, do Peru.

Conheça o grupo de Athletico e Atlético-MG na Libertadores

Libertad

Treinado pelo técnico argentino Daniel Garnero há três temporadas, o Libertad conquistou o título do Apertura do Paraguaio em 2021 e 2022. Na atual temporada, o clube conta com nomes experientes em seu elenco para tentar surpreender na Libertadores. O goleiro Martín Silva, ex-Vasco, o lateral-direito Iván Piris, ex-São Paulo, e o histórico atacante Oscar Cardozo, que defendeu o Paraguai na Copa do Mundo de 2010, integram o plantel.

Líder do Campeonato Paraguaio com 19 pontos ganhos, dois a mais que o rival e vice-líder Cerro Porteño, o Gumarelo (apelido do clube paraguaio) costuma mandar seus jogos no Estádio Dr. Nicolás Leoz, que tem capacidade para 10.500 torcedores. Na Libertadores, no entanto, algumas partidas do time são realizadas no Defensores del Chaco, principal estádio do Paraguai. Isso ocorre principalmente pelo fato do segundo comportar um número maior de espectadores nas arquibancadas.

Grupo de Athletico e Atlético-MG na Libertadores 2023: dupla brasileira encara equipes tradicionais de Paraguai e Peru
Ex-Vasco, Martín Silva é o goleiro titular do Libertad (Foto: divulgação/Libertad)

Ao todo, Athletico e Libertad se enfrentaram seis vezes ao longo da história na Libertadores. Foram quatro vitórias do Rubro-Negro, um empate e uma derrota. O Atlético-MG, por sua vez, entrou em campo duas vezes diante do clube paraguaio, com um triunfo para cada lado.

Alianza Lima

Tradicional no Peru, o Alianza Lima é o atual bi campeão de seu país e tem potencial para incomodar a dupla brasileira no Grupo G. O Athletico só enfrentou Los Íntimos (apelido do time peruano) duas vezes ao longo da história e as duas na Copa Libertadores, com 100% de aproveitamento para o Rubro-Negro. Em contrapartida, o Galo encara os peruanos pela primeira vez.

Após a saída do técnico Carlos Bustos no final da temporada passada, o Alianza Lima trouxe Guillermo Salas, que jogou na Seleção do Peru entre 2003 e 2008, para dirigir a equipe. Nesta temporada, Los Íntimos ocupam a terceira colocação do Campeonato Peruano com 15 pontos ganhos, mesmo número de Universitario e Sporting Cristal, líder e vice-líder do certame respectivamente.

Cueva, ex-meia do São Paulo e do Santos, é o nome de mais peso do Alianza Lima, que tradicionalmente manda suas partidas no Alejandro Villanueva, em Lima. O estádio tem capacidade para 35 mil espectadores.

Grupo de Athletico e Atlético-MG na Libertadores 2023: dupla brasileira encara equipes tradicionais de Paraguai e Peru
Cueva em ação pela Seleção Peruana (Foto: divulgação/Icon Sport)

Calendário do Athletico na Libertadores

  • Alianza Lima x Athletico: 04/04, 19h
  • Athletico x Atlético-MG: 18/04, 21h
  • Libertad x Athletico: 04/05, 21h
  • Atlético-MG x Athletico: 23/05, 19h
  • Athletico x Libertad: 06/06, 19h
  • Athletico x Alianza Lima: 27/06, 19h

Calendário do Atlético-MG na Libertadores

  • Atlético-MG x Libertad: 06/04, 19h
  • Athletico Paranaense x Atlético-MG: 18/04, 21h
  • Atlético-MG x Alianza Lima: 03/05, 21h30
  • Atlético-MG x Athletico Paranaense: 23/05, 19h
  • Alianza Lima x Atlético-MG: 06/06, 21h
  • Libertad x Atlético-MG: 27/06, 19h

Foto destaque: divulgação/Atlético-MG

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.