O Flamengo empatou sem gols diante do Fluminense pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O jogo, realizado nesta terça-feira (16), abriu a rodada de jogos desta fase da competição, que vai se completar nesta quarta-feira (17), com mais sete jogos. Destaque para os confrontos entre Grêmio e Cruzeiro, que se enfrentam na Arena, em Porto Alegre, às 19h30 (horário de Brasília), e também para Atlético Mineiro e Corinthians, que jogam um pouco mais tarde, às 21h30 (horário de Brasília), no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. O 4º Fla-Flu deste ano de 2023 foi caracterizado por muita polêmica, faltas e também pela expulsão de Felipe Melo, aos sete minutos do segundo tempo, após lance revisado pelo VAR.
Com desfalques de ambos os lados, Flamengo e Fluminense tentaram escalar o que tinham de melhor em seu elenco, e quem se deu melhor em boa parte do jogo, principalmente após a expulsão de Felipe Melo foi o time do Flamengo, que marcou sob pressão e dificultou muito a saída de bola do time do técnico Fernando Diniz, que inclusive, reclamou muito da quantidade de faltas cometidas pelo time Rubro-Negro. Caso o Fluzão conseguisse passar pela primeira linha de marcação aplicada pelo time do técnico argentino, Jorge Sampaoli, o Mengão imediatamente fazia de tudo para parar o lance, mesmo que para isso fosse necessário fazer uma falta na jogada.
E isso foi revelado pelo zagueiro Léo Pereira ao final da partida, em entrevista pós-jogo. Perguntado sobre a estratégia de marcação observada em campo, o defensor admitiu que isso foi algo combinado antes pela comissão técnica, e aplicado pelos jogadores do Flamengo para dificultar o trabalho ofensivo do time do Fluminense, que tem como principal característica a fluidez da construção de suas jogadas, desde o seu campo de defesa.
“Acho que para mim que sou zagueiro, então posso falar melhor sobre isso, eu tenho que fazer de tudo para que a bola não passe por mim, mas caso ela venha a passar, minha função é defender o gol, então, invariavelmente vou acabar cometendo uma falta. Se eu não tirar a bola, o jogador adversário não pode passar por mim, é isso que eu tenho como principal função na partida, e foi esse o combinado, caso nós não conseguíssemos roubar a bola, teríamos que fazer a falta para quebrar o ritmo de jogo deles”, revelou o zagueiro.
https://twitter.com/futebol_info/status/1658830107153235976
Flamengo terá semana decisiva pela frente
Os próximos dois jogos do Flamengo na temporada serão importantes para a manutenção da boa fase do time, que vai se recuperando após um início irregular, e que neste momento já cumula três partidas sem derrota, sendo duas pelo Brasileirão, e um jogo pela Copa do Brasil. No próximo domingo, os comandados de Jorge Sampaoli enfrentam o Corinthians, que pode vir muito pressionado dependendo do que acontecer no Mineirão na noite desta quarta-feira (17). O jogo diante do Timão acontece no domingo (21), no Maracanã.
Em seguida, o Mengão viaja para o Chile, onde vai enfrentar o Ñublense pela 4ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América. Na rodada anterior, o Rubro-Negro não passou de um empate diante do Racing, na Argentina, pelo placar de 1 x 1, e neste momento é o 2º colocado do Grupo A da competição com quatro pontos ganhos.