Zagueiro do Botafogo é o líder em estatísticas defensivas na temporada; saiba mais

O Botafogo se recuperou do período de dois jogos sem vitória na última semana, e venceu seus últimos dois jogos que fez na temporada. Bateu o Fluminense pelo placar de 1 x 0 pelo Campeonato Brasileiro, voltando a abrir boa vantagem para o vice-líder Palmeiras, e na última quinta-feira (25), superou o time do Universidad Cesar Vallejo, do Peru, pela 4ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. O resultado conquistado fora de casa foi importante ao Glorioso. Com oito pontos ganhos na chave A da competição, o time carioca é o líder, juntamente com a LDU, e terá os equatorianos pela frente no próximo dia seis de junho, às 23h, na altitude de Quito. Uma vitória diante dos equatorianos, e o time brasileiro ficará muito perto da classificação à próxima fase de forma direta, já que na última rodada, os comandados do técnico português, Luís Castro, enfrentam o lanterna do grupo, o Magallanes, em casa, no estádio Nílton Santos.

No Brasileirão, o time do Botafogo venceu seis jogos dos sete que fez até aqui. Perdeu apenas uma, para o Goiás, pelo placar de 2 x 1, fora de casa há duas rodadas. Mesmo perdendo a invencibilidade na competição, os pontos acumulados nas rodadas anteriores foram de suma importância para que o time mantivesse a ponta da tabela, e seguisse firme como um dos favoritos a chegar longe no campeonato. Além de ter o segundo melhor ataque com 14 gols marcados, atrás apenas do Palmeiras com 16, o Fogão divide a liderança de gols sofridos com mais cinco times, sendo eles o próprio Verdão, o Fluminense, o Atlético Mineiro, o Cruzeiro, o São Paulo, e o Fortaleza, que tomaram seis gols cada um.

Inclusive, o time do Botafogo é uma das melhores defesas do futebol brasileiro. O portal Futebol na Veia atualiza a lista com os dez melhores sistemas defensivos do cenário nacional semanalmente (leia mais aqui). Um dos fatores que levam o time de Luís Castro a este sucesso defensivo são as exibições do 4º zagueiro Adryelson, melhor jogador do time em relação às estatísticas defensivas. Em 43 jogos disputados, o defensor venceu 71% dos duelos que disputou, ou seja, a cada dez jogadas, o marcador consegue o desarme em sete. Além disso, o zagueiro fez 245 cortes em 2023, média de quase seis por jogo. Por ser muito rápido, o atleta também tem facilidade para interceptar lançamentos dos adversários, tendo conseguido 60 ao longo desta temporada.

Mesmo sendo um jogador de marcação, Adryelson se caracteriza por ser um jogador muito leal em campo, com somente 24 faltas feitas em 2023, média de menos de uma infração anotada por jogo. Sendo assim, o defensor tem uma ótima média de 7,11 no site Sofascore.

Zagueiro do Botafogo é bom na defesa e também no ataque

Além o bom toque de bola e da maioria dos gols do Botafogo sendo originado de jogadas trabalhadas de pé em pé, outro ponto forte do Glorioso é a bola aérea. E Adryelson é uma das principais armas do time carioca neste quesito. O zagueiro de 24 anos tem 1,84 metros de altura e muita impulsão, o que ajuda na fase defensiva, e também na ofensiva, já que marcou três gols nesta temporada. Um deles, muito importante, no empate por 1 x 1 diante do Sergipe pela primeira fase da Copa do Brasil, resultado que possibilitou o Fogão a se classificar para a fase posterior da competição.

Revelado no Sport de Recife, Adryelson tem passagens pelas categorias de base do Palmeiras e também pelo Al Wasl, dos Emirados Árabes. O jogador foi contratado pelo Botafogo em definitivo na temporada passada.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.