Há uma máxima no futebol que diz o seguinte: “ataque ganha jogo e defesa ganha campeonato”. E seguindo essa linha, um dos pontos fundamentais para que um time seja competitivo, e possa conquistar títulos, é ter um sistema defensivo forte. Afinal, se um time tomar poucos gols, mais chances ele vai ter de segurar um resultado positivo e vencer.
Com o fim dos estaduais e o início do Campeonato Brasileiro da Séries A e B, algumas mudanças ocorreram na lista das melhores defesas do futebol brasileiro em 2023, o que deve mudar ainda mais ao longo da temporada com o começo das Séries C e D.
Vale ressaltar que esta lista foi montada com base no desempenho de todos os times que disputam as quatro principais divisões do futebol brasileiro e seu respectivo desempenho nos campeonatos estaduais. Acompanhe este ranking com as 10 defesas menos vazadas até aqui. Dessa maneira, confira as melhores defesa do futebol brasileiro em 2023.
Índice
10° lugar: Fluminense
O time de Fernando Diniz é o equilíbrio entre o futebol ofensivo e a dedicação na parte defensiva, já que até aqui na temporada, o time levou apenas 31 gols em 39 jogos, média de 0,79 gols sofridos por partida, o que significa dizer que o Tricolor das Laranjeiras leva menos de um gol por jogo.
Embalado pela ótima fase coletiva, e individual de jogadores como Ganso, Arias, e principalmente Germán Cano, o Fluzão é o 6º colocado do Brasileirão com 21 pontos ganhos, mas está disputando ainda a Libertadores. Apesar do momento de instabilidade na temporada, com alguns resultados negativos, a equipe venceu o Internacional pelo placar de 2 x 0, no Maracaña.
Este desempenho é fruto de um trabalho coletivo intenso cobrado pelo comandante do Fluminense, aliado as boas atuações de Nino e do experiente Felipe Melo. Outro destaque é André, que atua no meio de campo, mas também ajuda o sistema defensivo da equipe. O jogador de 21 anos é titular absoluto no esquema de Fernando Diniz.
9º lugar: Cuiabá
O Dourado é o 14º colocado do Campeonato Brasileiro 2023. Com 16 pontos ganhos, o time mato-grossense empatou por 1 x 1 diante do Bahia, na última rodada do Brasileirão Série A de 2023. Em 33 jogos na temporada, o atual campeão estadual sofreu 28 gols, graças às boas atuações dos zagueiros Marllon e Alan Emepereur, ex-jogador do Palmeiras.
8º lugar: Botafogo
O líder do Campeonato Brasileiro 2023 é uma das melhores defesas da temporada. Comandados por Victor Cuesta e Adryelson, o time treinado por Cláudio Caçapa soma apenas 27 gols sofridos em 41 partidas, com uma média de 0.66. Na última rodada do Brasileirão, a defesa do Fogão ficou pela 5ª vez seguida sem ser vazada ao vencer o Grêmio pelo placar de 2 x 0. Outro destaque do setor é o goleiro Lucas Perri, que está entre os cinco melhores da posição no futebol nacional nesta temporada, e tem salvo a meta botafoguense em muitas oportunidades.
7º lugar: São Paulo
O torcedor do São Paulo está alegre com a defesa da equipe, principalmente após a chegada de Dorival Júnior na comissão técnica. Um dos principais destaques é Rafael, que foi contratado no início dessa temporada. Apesar da sombra de Rogério Ceni, o goleiro de 33 anos assumiu a responsabilidade no gol do Tricolor Paulista. Na atual época, o atleta participou de 36 jogos, todos como titular, levou 26 gols e ficou 18 sem sofrer. Todavia, durante as partidas, o arqueiro fez diversos milagres.
Arboleda e Beraldo também são destaques na temporada do Tricolor Paulista. O jovem defensor de apenas 19 anos ganhou espaço após a lesão de Nahuel Ferraresi, que deve ficar longe dos gramados por mais um tempo. O equatoriano continua na graças da torcida, principalmente após as boas apresentações. Na temporada de 2023, o São Paulo levou 26 gols em 38 confrontos, com uma média de 0.68.
6º lugar: Cruzeiro
Pela primeira vez entre as melhores defesas do futebol brasileiro, o Cruzeiro evoluiu muito desde a chegada do técnico português Pepa ao time e sofreu 25 gols em 28 partidas nesta temporada. Até o momento, o time mineiro está na 9ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 21 pontos ganhos, são cinco vitórias, três empates e três derrotas na competição. Na última rodada, a Raposa venceu o Vasco pelo placar de 1 x 0.
Para segurar a meta do time Celeste, o técnico Pepa conta com as atuações de Oliveira e Luciano Castán, que chegou ao time este ano, vindo do Guarani, e tem sido um dos pilares defensivos do time mineiro. Outro destaque na temporada é o lateral Marlon, que estava no MKE Ankaragucu, da Turquia.
5º lugar: Confiança
E o Zulão voltou a estar entre as melhores defesas do Brasil em 2023. O time sergipano, que já foi o líder do nosso ranking, agora figura na 5ª posição, com 25 gols sofridos em 27 partidas disputadas na temporada. O Confiança está na 10ª colocação do Campeonato Brasileiro da Série C, com 16 pontos ganhos. Na última rodada da competição nacional, o time de Aracaju perdeu para o Volta Redonda pelo placar de 1 x 0, dentro de casa.
4º lugar: Brusque
Mais um time catarinense figura entre as melhores defesas do futebol brasileiro em 2023. Com apenas 20 gols sofridos em 32 jogos, o atual campeão vice-campeão de Santa Catarina, demonstrou muito poder de defesa na primeira parte da temporada. O time venceu na última rodada da competição nacional, assim, está na 3ª posição, com 20 pontos ganhos. O Brusque almeja subir para a 2ª divisão do futebol brasileiro.
3º lugar: Criciúma
O Tigre de Santa Catarina perdeu a liderança do ranking das melhores defesas do futebol brasileiro em 2023. O time treinado por Claudio Tencati demonstrou muita solidez defensiva na reta final do Campeonato Catarinense, e se sagrou campeão estadual, já que venceu o time do Brusque por 1 x 0, no jogo de ida da final da competição, e está a um empatou o jogo de volta em 0 x 0.
Em 35 jogos disputados até aqui na temporada, o Criciúma levou apenas 18 gols, média de 0,51 gols por jogo, ou seja, o time tem a sua defesa vazada a cada praticamente dois jogos. Na parte final do campeonato estadual, o time não levou gols em quatro, dos cinco jogos que fez. O Tigre manteve a boa fase no Campeonato Brasileiro da Série B, e atualmente está na 2ª colocação, com 33 pontos ganhos.
2º lugar: Vila Nova
Figurando pela segunda vez no ranking de melhores defesas do Brasil, e fazendo uma boa campanha no Campeonato Brasileiro da Série B, na liderança da competição com 34 pontos ganhos, o Tigre Goiano sofreu 17 gols em 34 jogos disputados. Na 2ª divisão o futebol nacional, o Vila Nova sofreu apenas cinco gols, em 16 jogos disputados. A boa campanha se deve ao trabalho firme e seguro do técnico Claudinei Oliveira, que desde que chegou, deu um padrão muito interessante ao time, que começou muito bem sua caminhada no campeonato.
1º lugar: Amazonas
É a Onça-Pintada do Norte a mais nova equipe com a melhor defesa do Brasil em 2023. Com apenas 16 gols sofridos nesta temporada, o time amazonense é a atual campeã estadual, e promete ir longe em 2023. No Campeonato Brasileiro da Série C o time é o líder, conquistou 24 pontos em 12 jogos disputados.
Confira como chegam as equipes para o duelo. A Onça-pintada tem a oportunidade se consolidar na zona de classificação
⚽️🐆🟡⚫ #BrasileirãoSérieC2023#AmazonasFC#Floresta#SérieCnoEMhttps://t.co/Fihn7ysQ99
— Esporte Manaus (@esportemanaus) May 29, 2023