A torcida do Corinthians já havia desaprovado a nova camisa do clube, vazada na última terça-feira (13), apenas por questões estéticas. Agora, com a divulgação oficial do clube, a cor do uniforme causou dúvidas e muitas críticas pelos alvinegros, visto que o tom amarelado no manto lembra verde-limão, a exemplo do que utiliza o maior rival Palmeiras.
Os corintianos invadiram a publicação do clube sobre o uniforme com diversos questionamentos. Irritado, um torcedor disse que isso só poderia ser obra de um palmeirense dentro do clube. Outro relembrou o caso do atacante Jô, multado em 2021 pelo clube de Itaquera por utilizar uma chuteira com tom verde.
NAAAAOA
— cadu || eu sou a porra do Lucario (@cadulucario) September 13, 2023
UNIFORME VERDE
— Corinthians Depressão (@sccpdepressaoo) September 12, 2023
Combinou com esse time amarelão kkkkk se for amarelo porque ta mais pra um verde abacate kkkkkk 👎🏼
— Guilherme 💯 🦅 (@Guilher10766480) September 12, 2023
camisa verde vocês so podem estar de SACANAGEM NÉ?
— gabrielˢᶜᶜᵖ (@gabriel_garcete) September 12, 2023
Camisa feia do caralho!!! Verde???? Tá de sacanagem??? Pqp, e todo aquele charme que fizeram com o Jô???
— O Symon🫀 (@SemAcomY) September 13, 2023
Tem um palmeirense dentro do clube que ta decidindo essas merdas não é possível
— Luisotes (@Luisgomes1710) September 12, 2023
mds gente q vergonha de entrar com isso em campo camisa verde
— caioska 🥷 (@caioziinhof_) September 12, 2023
Nada ver essa porra de cor na nova camiseta do Corinthians, esse amarelo parece verde Mn
— juju🦇 (@juliiagomesx) September 13, 2023
Camisa amarela homenageia movimento pelas Diretas Já
A escolha pelo amarelo na camisa é pela proximidade do clube com o movimento democrático no Brasil, ocorrido na década de 80. As fotos para divulgação foram tiradas no Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, local que recebeu o movimento “Diretas Já” em 1984 com a presença de jogadores do Corinthians, como Sócrates, Casagrande e Wladimir, todos vestidos com uma camisa amarela em alusão às cores do Brasil.
O comício é marcado pela histórica fala de Sócrates, que meses antes afirmou que sairia do Brasil caso não fosse aprovada a Emenda Dante de Oliveira, que iria introduzir eleições diretas no Brasil: “não vou embora do nosso país”. Entretanto, a emenda não passou no Congresso, e o meio-campista saiu do Corinthians rumo à Fiorentina, da Itália.
“Não vou embora do NOSSO PAÍS!”✊✊✊ pic.twitter.com/W1iSefcT54
— De dia é Droga&Bar (@ZeAraujoX) March 24, 2023
Os atuais uniformes 1 e 2 do Alvinegro, lançados em abril desse ano, são inspirados na Democracia Corintiana, movimento do início da década de 80 que aconteceu dentro do clube, comandado por Casagrande e Sócrates, como uma mensagem à ditadura militar que ocupava o poder do país.
Dentro do Corinthians, os jogadores participavam de decisões da equipe, como em uma democracia, com votos de todos os funcionários que tinham o mesmo peso.
https://twitter.com/Corinthians/status/1648416107689046017
Veja os próximos jogos do Corinthians e quando o novo uniforme pode estrear
Ainda não há confirmação de quando o Corinthians irá estrear oficialmente o novo uniforme, mas não deve ser no duelo desta quinta-feira (14), contra o Fortaleza, fora de casa. Fica então a expectativa do lançamento acontecer na próxima segunda (18) ou em 22 de setembro, nos duelos contra Grêmio e Botafogo, ambos na Neo Química Arena, sendo o último o mais provável.
Os confrontos citados são pelo Campeonato Brasileiro, competição que o Alvinegro encontra dificuldades, somando apenas 26 pontos em 21 partidas. Com isso, se vê próximo da zona de rebaixamento, com vantagem de cinco pontos ao Santos, primeiro time do Z4. Vale salientar que a equipe de Itaquera tem um jogo a menos, disputado contra o Tricolor Gaúcho.
Além do Brasileirão, o elenco corintiano comandado por Vanderlei Luxemburgo segue vivo na Copa Sul-Americana. Nas semifinais, os paulistas enfrentam o Fortaleza nos dias 26 de setembro e 3 de outubro, primeiro em São Paulo e depois na capital cearense.
Confira os próximos desafios do Timão na temporada.
- Fortaleza x Corinthians – Campeonato Brasileiro – Arena Castelão – quinta-feira (14/9), às 19h (horário de Brasília);
- Corinthians x Grêmio – Campeonato Brasileiro – Neo Química Arena – segunda-feira (18/9), às 21h (horário de Brasília);
- Corinthians x Botafogo – Campeonato Brasileiro – Neo Química Arena – sexta-feira (22/9), às 20h (horário de Brasília).