Verde? Cor de nova 3ª camisa do Corinthians revolta torcida: “Não é possível”

O tom do novo uniforme do alvinegro de Itaquera lembra o verde-limão do rival Palmeiras, fato que rendeu muitas críticas entre torcedores do Corinthians

A torcida do Corinthians já havia desaprovado a nova camisa do clube, vazada na última terça-feira (13), apenas por questões estéticas. Agora, com a divulgação oficial do clube, a cor do uniforme causou dúvidas e muitas críticas pelos alvinegros, visto que o tom amarelado no manto lembra verde-limão, a exemplo do que utiliza o maior rival Palmeiras.

Os corintianos invadiram a publicação do clube sobre o uniforme com diversos questionamentos. Irritado, um torcedor disse que isso só poderia ser obra de um palmeirense dentro do clube. Outro relembrou o caso do atacante Jô, multado em 2021 pelo clube de Itaquera por utilizar uma chuteira com tom verde.

Camisa amarela homenageia movimento pelas Diretas Já

A escolha pelo amarelo na camisa é pela proximidade do clube com o movimento democrático no Brasil, ocorrido na década de 80. As fotos para divulgação foram tiradas no Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, local que recebeu o movimento “Diretas Já” em 1984 com a presença de jogadores do Corinthians, como Sócrates, Casagrande e Wladimir, todos vestidos com uma camisa amarela em alusão às cores do Brasil.

O comício é marcado pela histórica fala de Sócrates, que meses antes afirmou que sairia do Brasil caso não fosse aprovada a Emenda Dante de Oliveira, que iria introduzir eleições diretas no Brasil: “não vou embora do nosso país”. Entretanto, a emenda não passou no Congresso, e o meio-campista saiu do Corinthians rumo à Fiorentina, da Itália.

Os atuais uniformes 1 e 2 do Alvinegro, lançados em abril desse ano, são inspirados na Democracia Corintiana, movimento do início da década de 80 que aconteceu dentro do clube, comandado por Casagrande e Sócrates, como uma mensagem à ditadura militar que ocupava o poder do país.

Dentro do Corinthians, os jogadores participavam de decisões da equipe, como em uma democracia, com votos de todos os funcionários que tinham o mesmo peso.

Veja os próximos jogos do Corinthians e quando o novo uniforme pode estrear

Ainda não há confirmação de quando o Corinthians irá estrear oficialmente o novo uniforme, mas não deve ser no duelo desta quinta-feira (14), contra o Fortaleza, fora de casa. Fica então a expectativa do lançamento acontecer na próxima segunda (18) ou em 22 de setembro, nos duelos contra Grêmio e Botafogo, ambos na Neo Química Arena, sendo o último o mais provável.

Os confrontos citados são pelo Campeonato Brasileiro, competição que o Alvinegro encontra dificuldades, somando apenas 26 pontos em 21 partidas. Com isso, se vê próximo da zona de rebaixamento, com vantagem de cinco pontos ao Santos, primeiro time do Z4. Vale salientar que a equipe de Itaquera tem um jogo a menos, disputado contra o Tricolor Gaúcho.

Além do Brasileirão, o elenco corintiano comandado por Vanderlei Luxemburgo segue vivo na Copa Sul-Americana. Nas semifinais, os paulistas enfrentam o Fortaleza nos dias 26 de setembro e 3 de outubro, primeiro em São Paulo e depois na capital cearense.

Confira os próximos desafios do Timão na temporada.

  • Fortaleza x Corinthians – Campeonato Brasileiro – Arena Castelão – quinta-feira (14/9), às 19h (horário de Brasília);
  • Corinthians x Grêmio – Campeonato Brasileiro – Neo Química Arena – segunda-feira (18/9), às 21h (horário de Brasília);
  • Corinthians x Botafogo – Campeonato Brasileiro – Neo Química Arena – sexta-feira (22/9), às 20h (horário de Brasília).
Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.