Vasco x Flamengo: Rubro-Negro detém marca ‘esmagadora’ em retrospecto recente do clássico

Na próxima segunda-feira (05), Vasco x Flamengo se enfrentam no Maracanã, a partir das 20h (horário de Brasília), em jogo válido pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. Diferente do Cruzmaltino, o Rubro-Negro, que vem de classificação na Copa do Brasil e não sabe o que é perder há sete partidas, vive boa fase na temporada na temporada. Além dos momentos completamente distintos entre os rivais, o Mais Querido tem mais um ‘trunfo' para o Clássico dos Milhões: o retrospecto recente contra o Gigante da Colina.

A partir de 2019, quando Rodolfo Landim assumiu a presidência do Flamengo, o Rubro-Negro passou a colher os frutos do trabalho de recuperação financeira, realizado em gestões passadas. Desde então, o domínio do Mais Querido nos clássicos contra o Vasco tem sido absoluto. De lá para cá, o clube da Gávea só perdeu duas vezes para o arquirrival e mantém hegemonia ‘esmagadora' no período.

Vasco x Flamengo: retrospecto recente (2019-2023)

O ano de 2019 foi mágico e especial para a torcida do Flamengo. Campeão carioca, brasileiro e da Libertadores, o Rubro-Negro fez temporada histórica e triunfou de maneira incontestável. Nos clássicos contra o Vasco, a história não foi diferente, e desde então pode-se dizer que o Mais Querido passou a dominar por completo o confronto diante do arquirrival.

De 2019 até o momento, Vasco e Flamengo se enfrentaram 16 vezes entre duelos por Campeonato Carioca e Brasileirão. O Rubro-Negro venceu 11 clássicos no período, enquanto o Cruzmaltino saiu vitorioso em dois. Houveram ainda três empates. Foram 30 gols marcados pelo clube da Gávea e 15 do time de São Januário.

Raio-X Vasco x Flamengo (2019-2023)

  • 16 jogos
  • 11 vitórias do Flamengo
  • 2 vitórias do Vasco
  • 30 gols marcados pelo Flamengo
  • 15 gols marcados pelo Vasco

Últimos cinco clássicos

Momento das duas equipes

Como citado, Vasco e Flamengo atravessam momentos completamente distintos na temporada. O trabalho de Mauricio Barbieri até aqui não deslanchou, e o técnico tem sido um dos principais alvos da torcida cruzmaltina, insatisfeita com o desempenho e resultados recentes. Eliminado de maneira precoce na Copa do Brasil, o Gigante da Colina tem apenas o Campeonato Brasileiro para disputar até o fim da temporada. Com apenas seis pontos conquistados em 24 disputados (uma vitória, três empates e quatro derrotas), o time de São Januário amarga a 18ª colocação no certame.

Em contrapartida, o Flamengo dá sinais de recuperação após início de temporada trágico. Jorge Sampaoli chegou para substituir o português Vitor Pereira, que perdeu Campeonato Carioca, Recopa Sul-Americana, Supercopa do Brasil e Mundial de Clubes em pouco menos de quatro meses no comando da equipe rubro-negra. Com seu estilo elétrico, intenso e peculiar, o treinador argentino aos poucos tenta azeitar o time. Já são sete partidas sem perder, com direito a vitória e classificação às quartas de final da Copa do Brasil, em cima do Fluminense, na última quinta-feira (01).

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.