O Vasco perdeu para o Fortaleza por 2 x 0 na última rodada do Campeonato Brasileiro e se complicou mais ainda na competição. Sem vencer há sete partidas, o Gigante da Colina é o 18º colocado na tabela com apenas seis pontos ganhos. A única vitória do time vascaíno no Brasileirão foi na primeira rodada quando bateu o Atlético Mineiro pelo placar de 2 x 1, jogando no Estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Na próxima rodada, o Cruzmaltino vai enfrentar o time do Flamengo, no clássico carioca. O jogo acontecerá no próximo dia 8 de junho, às 20h (horário de Brasília).
Com um bom prazo de tempo para se preparar até o próximo jogo, a expectativa é a de que o time possa apresentar um futebol melhor do que vem mostrando ultimamente. Os recentes jogos sem vitória fizeram o torcedor vascaíno literalmente perder a paciência, e pedir incessantemente nas redes sociais a demissão do técnico Maurício Barbieri. Após quatro derrotas e três empates no Brasileirão, poucos times manteriam algum treinador, porém a diretoria do Vasco se mantém firme no planejamento traçado, e parece não estar pensando em mudar o técnico agora.
Paulo Bracks, diretor esportivo da SAF do Vasco afirmou que Maurício Barbieri tem total confiança da diretoria vascaína, que embora os resultados não sejam bons em campo, o trabalho é bem avaliado pela grande hierarquia da 777 Partners, empresa responsável pelas ações do Cruzmaltino. Antes da contratação do atual treinador, a diretoria do Gigante da Colina foi atrás de Juan Pablo Vojvoda para assumir o comando do time, porém, o técnico argentino preferiu se manter no time do Fortaleza.
Sendo assim, Paulo Bracks ouviu a indicação do diretor esportivo da 777 Partners, o alemão Johannes Spors para chegar em Barbieri, e assim fechar o acordo com o jovem treinador, que teve grande passagem pelo time do RB Bragantino.
“É um momento ruim de resultados, de tabela, mas estamos todos prontos para superar esse momento. O trabalho está sendo incansável para que a gente passe essa fase. E vamos passar. Tenho total confiança no trabalho do Barbieri. Tem muita gente que já cravou o fim do campeonato, mas estamos na oitava rodada e vamos corrigir rotas. Entendemos que erros aconteceram e vamos corrigi-los internamente. A avaliação de todos é diária. Meu trabalho, do Abel, do Barbieri, dos jogadores, mas somos os nomes que tiraremos o Vasco dessa situação da tabela”, disse o diretor esportivo da SAF vascaína.
Treinador ganhou "confiança pública" da diretoria da SAF em entrevista de Paulo Bracks.#BrasileiraoNoSportv #Vasco #Barbierihttps://t.co/CISGli2YbW
— sportv (@sportv) May 31, 2023
Desempenho do Vasco em campo manteve Barbieri no cargo
A intensa pressão do torcedor pela saída de Barbieri do cargo não afetou em nada o clima entre a diretoria e o treinador. No entendimento da alta cúpula vascaína, mesmo com os resultados adversos, o time carioca performou bem, e poderia ter saído de campo com resultados um pouco melhores, como no revés para o Santos, em casa, por exemplo, ocasião na qual o goleiro João Paulo, do Peixe, foi eleito o melhor jogador em campo.
Fato é que o time precisa melhorar seu rendimento para sair desta incômoda situação. Por mais que o Campeonato Brasileiro esteja no começo, todo o cuidado é pouco para não precisar correr atrás dos pontos necessários para evitar a queda novamente.