Na tarde deste sábado (29), os elencos de Fortaleza x Vasco duelaram no gramado da Arena Castelão, na cidade de Fortaleza. Dito isso, o jogo valeu pela 8ª rodada do Brasileirão Série A 2023.
Num jogo bastante truncado, o Laion venceu o Almirante por 2 x 0 no placar. Os gols do Fortaleza foram marcados por Thiago Galhardo e Silvio Romero, na etapa final da partida.
Índice
Assista aos melhores momentos de Fortaleza x Vasco
1º tempo: Uma bola na trave do Vasco
Um momento importante antes do apito inicial foi a iniciativa entre Fortaleza x Vasco no Combate ao Racismo. Os dois clubes realizam a troca de flâmulas com temas relacionados às ações afirmativas.
O início da partida foi bastante acelerado. Enquanto o Laion partiu para cima buscando marcar logo no começo do jogo, o Vasco tentou segurar o ímpeto da equipe tricolor.
Apesar de várias tentativas de ambas as equipes, o placar finalizou sem gols na etapa inicial. Dito isso, o grande lance que levantou a torcida foi a bola na trave do Vasco aos 36 minutos da etapa inicial. Em jogada de ataque do Cruz-maltino, Figueiredo acertou a baliza adversária num chute de efeito.
Fora isso, a intensidade e a vontade em campo prevaleceram, e mostraram um jogo bastante cauteloso na primeira metade da partida. Sem grandes emoções, a árbitra Edna Alves apita o final da primeira etapa com o 0 x 0 estampado no placar.
2º tempo: No apagar das luzes, Fortaleza define
No retorno do vestiário, os treinadores mostraram que apesar do 0 x 0 insistir no placar, preferiram confiar nos titulares não alterar as equipes no intervalo.
O Fortaleza seguiu pressionado, buscando espaços pelas pontas e fazendo jogadas de linha de fundo. O Vasco resistiu à pressão e usou o contra-ataque como arma principal na etapa complementar.
A partir dos 26 minutos da etapa complementar, os técnicos começaram a mexer nos times. Vojvoda trocou Moisés e Calebe por Guilherme e Yago Pikachu. Em seguida, aos 28′, Maldonado (substituindo Barbieri, suspenso) faz suas primeiras trocas no Vasco: Saem Cauan, Capasso e Alex Teixeira; e entram Mateus Cocão, Miranda e Eguinaldo.
O jogo seguiu no mesmo esquema: o Fortaleza tentou furar o bloqueio vascaíno, enquanto o Vasco procurou explorar os contra-ataques. Foi quando Vojvoda trocou mais uma vez: saiu Lucero e entrou Silvio Romero aos 34′. Maldonado é obrigado a mexer aos 39′, quando Jair sentiu um machucado em campo. Rodrigo entrou em seu lugar no meio-campo.
No apagar das luzes, por volta dos 42′ da etapa final, o Fortaleza ataca pelo seu lado esquerdo. Trabalhou a bola e aguardou o momento certo: Bruno Pacheco foi à linha de fundo e cruzou para a cabeçada de Thiago Galhardo, no cantinho do goleiro Léo Jardim.
Vojvoda fez suas últimas alterações aos 45′: Pochettino entrou no lugar de Thiago Galhardo, e Zé Welison, no lugar de Hercules. No minuto seguinte, por sua vez, Maldonado fez sua última alteração no elenco vascaíno: trocou Galarza por Orellano.
Quando tudo parecia resolvido, Silvio Romero deixou sua marca, ampliando o placar a favor do Fortaleza aos 48′, e selou o resultado no gramado da Arena Castelão: 2 x 0 para o Laion e três pontos somados na tabela do Brasileirão Série A 2023.
https://twitter.com/FortalezaEC/status/1662566022505803777?s=20
Fortaleza x Vasco – E agora?
Com o placar de 2 x 0, o Laion soma mais três pontos e passa a ocupar a sexta colocação na tabela de classificação do Brasileirão Série A 2023; com 13 pontos conquistados. Por outro lado, o Vasco segue estacionado na 17ª posição, com apenas seis pontos ganhos.
Quando aos próximos jogos, ambas as equipes voltam seus olhares para jogos bem difíceis. Por um lado, o Fortaleza recebe o Palmeiras na quarta-feira (31), às 19h (horário de Brasília) pela Copa do Brasil.
Por outro lado, o Vasco enfrenta o Flamengo no Maracanã pela 9ª rodada do Brasileirão Série A, na segunda-feira (5), às 20h (horário de Brasília).