O Vasco não ficou satisfeito com a arbitragem do empate em 0 a 0 com o São Paulo, no último sábado, em São Januário. Nesta terça-feira (10), o Cruz-Maltino informou que fez uma reclamação formal na CBF sobre o trabalho do árbitro Braulio da Silva Machado na partida válida pela 26ª rodada do Brasileirão.
As principais reclamações do Vasco são em relação a um pênalti não marcado sobre Gabriel Pec e ao marcado pelo árbitro no fim do primeiro tempo. No primeiro lance, Gabriel Pec caiu na área após uma dividida com um defensor do time adversário. Depois, no outro lance, a bola bate na mão do zagueiro Léo, dentro da área. O jogador estava com braço para baixo e perto do corpo. No entanto, Braulio assinalou o pênalti ainda em campo, sem auxílio do VAR. Na cobrança, Léo Jardim defendeu a finalização de Wellington Rato.
Gabriel Pec reclamou bastante com o árbitro nessa não marcação de pênalti para o Vasco.pic.twitter.com/BC6BY5gLBm
— Várzea FC11 (@VarzeaFC11) October 7, 2023
Além disso, o Vasco também reclama de outros lances e questões disciplinares, sobre alguns cartões amarelos dados a jogadores do clube. Foram quatro, no total, contra apenas um para o São Paulo. Durante a partida, a torcida do Vasco também ficou na bronca com um impedimento marcado em campo por Henrique Neu Ribeiro. O assistente não deixou o lance de ataque vascaíno seguir, ao invés de esperar a conclusão da jogada.
O Vasco da Gama informa que apresentou formal reclamação à Confederação Brasileira de Futebol em face da arbitragem da partida diante do São Paulo, no último sábado (7/10), em São Januário.#VascoDaGama pic.twitter.com/53ypC3agVO
— Vasco da Gama (@VascodaGama) October 10, 2023
Esta não é a primeira vez que o Vasco questiona a arbitragem na CBF durante este Campeonato Brasileiro. Em outras quatro ocasiões a diretoria vascaína também reclamou de decisões dos juízes nas suas partidas.
A diretoria do Vasco formalizou reclamações após a derrota para o Santos, pela 6ª rodada, em São Januário, no empate com o Red Bull Bragantino, na 19ª, fora de casa, na vitória sobre o Atlético-MG, na 20ª, no Maracanã, e na derrota para o Palmeiras, na 21ª rodada, no Allianz Parque.
Com o empate com o São Paulo, o Vasco chegou aos 27 pontos e se manteve na 17ª colocação, dentro da zona de rebaixamento. O Bahia, primeiro time fora do Z-4, tem um ponto a mais. Na próxima rodada, dia 18 de outubro, o Cruz-Maltino recebe o Fortaleza, em São Januário.