Na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Vasco convive com problemas dentro e fora de campo. Mas, além disso, o clube também tem sofrido com decisões, no mínimo, polêmicas da arbitragem. Na derrota para o Palmeiras, no último domingo, no Allianz Parque, a equipe de Ramón Diaz teve um gol anulado com auxílio do VAR quando o mesmo não poderia ter interferido no lance. Mas este foi só mais um dos exemplos de partidas em que a diretoria do Vasco se sentiu prejudicada.
Até o momento, o Vasco já reclamou da arbitragem em quatro partidas do Campeonato Brasileiro. Nestas ocasiões, o Cruz-Maltino informou que faria – e fez – reclamações formais na CBF e na Comissão de Arbitragem. Depois da partida contra o Palmeiras não foi diferente.
“O Vasco da Gama contesta a interferência do VAR e a anulação do gol legítimo do Paulinho, na partida deste domingo (27/08), diante do Palmeiras. O equívoco da arbitragem influenciou diretamente no andamento do jogo e, consequentemente, em seu resultado”, publicou o Vasco nas redes sociais depois da derrota por 1 a 0 para o Palmeiras.
O Vasco da Gama contesta a interferência do VAR e a anulação do gol legítimo do Paulinho, na partida deste domingo (27/08), diante do Palmeiras. O equívoco da arbitragem influenciou diretamente no andamento do jogo e, consequentemente, em seu resultado.
Novamente, já que não é… pic.twitter.com/HkLpjJZlMw
— Vasco da Gama (@VascodaGama) August 27, 2023
Índice
Relembre os lances reclamados pelo Vasco neste Campeonato Brasileiro
Vasco 0 x 1 Santos – 6ª rodada
A derrota para o Santos, em São Januário, foi marcada por três lances polêmicos para o Vasco. O clube reclamou da não marcação de pênaltis em três ocasiões. O primeiro aconteceu aos 17′ do primeiro tempo, quando Messias, do Santos, cacebeou a bola no braço de Gabriel Inocêncio, seu companheiro de time, dentro da área após uma cobrança de escanteio.
Os outros dois lances aconteceram na segunda etapa. Aos 28′, em uma dividida no alto entre Pedro Raul, do Vasco, e Joaquim, do Santos, a bola toca no braço do jogador santista dentro da área. Depois, aos 44′, Pedro Raul caiu na área após um choque com Rodrigo Fernández.
Na ocasião, depois do jogo, o próprio diretor de futebol Paulo Bracks afirmou que iria na CBF fazer uma reclamação formal contra a arbitragem. Rodrigo José Pereira de Lima comandou aquela partida.
Red Bull Bragantino 1 x 1 Vasco – 19ª rodada
O Vasco não ficou satisfeito com a arbitragem de Anderson Daronco no empate com o Red Bull Bragantino. O clube reclamou de alguns cartões amarelos e, principalmente, de um possível pênalti não marcado sobre Luca Orellano.
Depois da partida, o Vasco comunicou que iria pedir “explicações técnicas sobre alguns lances e decisões pontuais da partida em questão” para a Comissão de Arbitragem.
último toque do orellano, pênalti! pic.twitter.com/UIonshEOpe
— veras🕷️ (@veronx_) August 15, 2023
Vasco 1 x 0 Atlético-MG – 20ª rodada
Apesar da vitória sobre o Galo, o Vasco não ficou satisfeito com a arbitragem da partida no Maracanã. O clube novamente reclamou de cartões amarelos (foram seis, no total) e de um possível pênalti não marcado sobre Gabriel Pec. No lance, o zagueiro Maurício Lemos puxou o atacante pela camisa dentro da área. O Cruz-Maltino, mais uma vez, disse que iria solicitar “explicações técnicas sobre alguns lances e decisões pontuais da partida em questão”.
Em vídeo divulgado pela CBF, o presidente da Comissão de Arbitragem, Wilson Seneme, concordou com a não marcação do pênalti. Para ele, o puxão não interferiu no movimento de Gabriel Pec. A explicação da CBF, é claro, irritou os torcedores do Vasco.
Palmeiras 1 x 0 Vasco – 21ª rodada
No último domingo, quando a partida estava 0 x 0, Paulinho marcou um bonito gol de fora da área. No entanto, após revisão do VAR, o lance foi anulado por impedimento de Vegetti no começo da jogada. No entanto, por ter se iniciado um novo lance após o corte da zaga do Palmeiras – que sobrou para Paulinho mandar para as redes -, o VAR não poderia interferir no gol. O lance também enfureceu os vascaínos.