Apesar da vitória, o Vasco não ficou satisfeito com a arbitragem da partida contra o Atlético-MG, no último domingo, no Maracanã. E a explicação dada pela CBF por um possível pênalti não marcado sobre Gabriel Pec revoltou ainda mais os torcedores vascaínos. O Cruz-Maltino informou que irá apresentar reclamação formal na entidade.
Nesta quarta-feira, em análise divulgada pela CBF, o presidente da comissão de arbitragem da CBF, Wilson Seneme, admitiu o puxão na camisa de Gabriel Pec pelo zagueiro Maurício Lemos em lance no segundo tempo. No entanto, de acordo com o dirigente, a ação do jogador do Galo não configura pênalti porque não teria impactado na finalização do atacante vascaíno, que chutou para fora.
– Nós vemos aqui uma ação de segurar. Mas temos que avaliar se o jogador conseguiu ou não chutar a bola da maneira que ele queria ou não. Temos que avaliar é se esse ato de segurar a camisa brevemente fez com que o jogador conseguisse chutar a bola ou não. Na nossa visão, o jogador segura, mas o atacante consegue bater na bola e não estava desequilibrado. Ele consegue tirar do goleiro, realiza os movimentos dele, mas tira muito do goleiro, e a bola acaba saindo – afirmou Seneme, antes de completar.
– Então, na nossa visão, na nossa interpretação, não tem dono da verdade… Mas na nossa experiência que temos de regra do jogo mostra que essa ação natural está dentro do limite natural e não impactou a execução final do chute do jogador. Não impediu de chutar. Tem que ter realmente um impacto claro. Ninguém está falando para o jogador se atirar. Isso não vai modificar. O árbitro vai interpretar se ele se jogou. A gente espera que os jogadores comecem a ter essa consciência maior de que os árbitros estão com a orientação clara de que estabeleçam os conceitos de contato e infrações – completou Seneme no “Papo de Arbitragem” da CBF.
Durante o jogo, o árbitro Bráulio da Silva Machado mandou o jogo seguir e o VAR também concordou com a marcação do juiz de campo.
Índice
🚨 SIGA o Futebol na Veia nas redes sociais 🚨
Vasco vai cobrar mais explicações da CBF
Além do possível pênalti, o Vasco também reclamou de alguns dos seis cartões amarelos recebidos pelo time. Praxedes, Serginho, Gabriel Dias, Medel, Paulinho e Léo foram advertidos. De acordo com o clube, a diretoria iria cobrar “explicações técnicas sobre lances e decisões pontuais da partida em questão”.
O Vasco da Gama informa que irá, novamente, apresentar formal reclamação à Confederação Brasileira de Futebol, em face da arbitragem de ontem, na vitória diante do Atlético-MG. Na oportunidade, serão solicitadas à Comissão de Arbitragem explicações técnicas sobre lances e…
— Vasco da Gama (@VascodaGama) August 21, 2023
Confira as reações da torcida do Vasco
Esse aí nunca chutou uma bola na vida. Se tivesse saberia que o chute foi atrapalhado pelo puxão.
Deveria ser requisito pra árbitro ter jogado bola antes.— JB | The Steak Imperator (@SteakImperator) August 23, 2023
Ou seja, é melhor cair mesmo que não tenha sido o suficiente pra derrubar. Ele conseguiu chutar mas foi totalmente atrapalhado pelo jogador do Galo
— Dudu◤✠◢ (@eduardolongue) August 23, 2023
A partir de hoje sou a favor de todo jogador do Vasco se jogar em todo e qualquer contato dentro da área. E da forma mais teatral possível. Não é isso que a CBF quer? Pois então vai ter. Vamos vê qual desculpa vão inventar pra não marcar pênalti para o Vasco agora.
— Yasmim (@mimsay_vic) August 23, 2023
Cbf provando q jogador tem q se jogar e fazer espetáculo pra ganhar o pênalti kkkkk piada https://t.co/89FdtPjtln
— Jotape (@Joaozinho_P3dro) August 23, 2023