O Vasco iniciou, nesta quinta-feira, o cadastro para a implementação do reconhecimento facial nas catracas de acesso em São Januário. O evento teste acontecerá na partida contra o Coritiba, na próxima quinta-feira, às 19h (horário de Brasília), pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Neste primeiro momento, o cadastro será feito com parte dos torcedores que retirarem os ingressos de gratuidade.
Dessa forma, idosos, pessoas com deficiência e crianças de até 12 anos serão os primeiros a participar da implementação do reconhecimento facial. Na manhã desta quinta, os torcedores começaram a retirar as gratuidades em São Januário. O clube selecionará de vascaínos que passarão pelo cadastro para reconhecimento facial.
A ideia do Vasco é aumentar o número de torcedores cadastrados progressivamente, começando pelas gratuidades. Pelo planejamento do clube, o reconhecimento facial será implementado em 100% das catratas de São Januário até junho de 2024.
Na quinta-feira, os torcedores que passaram pelo cadastramento da biometria facial deverão passar por catracas específicas do Portão 8. Caso o portador da gratuidade não for o mesmo que realizou o cadastro, o acesso será negado, além do Vasco recolher o ingresso e bloquear o CPF do titular da gratuidade por tentativa de fraude.
Vasco inicia testes para reconhecimento facial na partida contra o Coritiba.
📸 Leandro Amorim | #VascoDaGama pic.twitter.com/aU0Tc8jqZ3
— Vasco da Gama (@VascodaGama) September 19, 2023
Biometria facial faz parte do TAC assinado pelo Vasco
Pela Lei Geral do Esporte, os estádios com capacidade para 20 mil pessoas ou mais deverão implementar a biometria facial até 2025. No entanto, o Vasco antecipou este processo como parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado na última semana com o Ministério Público. Esta foi uma das medidas adotadas pelo clube para a liberação de São Januário após mais de 80 dias de interdição do público no estádio.
Além das catracas, São Januário também vai passar a ter câmeras com reconhecimento facial. Autoridades de segurança terão acesso às imagens das catracas e das câmeras do estádio.
Vasco x Coritiba tem ingressos esgotados
Na última segunda-feira, a torcida do Vasco esgotou os ingressos para a partida contra o Coritiba em quatro horas. Foram cerca de 20 mil entradas vendidas para a partida que vai marcar o retorno do público em São Januário depois de mais de 80 dias. Agora, restam apenas as gratuidades obrigatórias por lei, que começaram a ser retiradas nesta terça. O Vasco é o 18º colocado do Brasileirão, com 20 pontos, cinco a menos que o Goiás e o Bahia, primeiros times fora da zona de rebaixamento.