No último sábado (8), o Vasco amargou nova derrota e voltou a decepcionar sua torcida. Em São Januário, o Cruzmaltino perdeu por 1 x 0 para o Cruzeiro, estacionou nos nove pontos e caiu para a vice-lanterna do Campeonato Brasileiro. Para piorar, o clube está sem técnico desde a saída de Mauricio Barbieri e já acumulou algumas negativas de treinadores livres no mercado.
Os números e o desempenho do Vasco no Brasileirão são assustadores. O Gigante da Colina se afunda na crise rodada após rodada e não dá sinais de melhora. Com quatro rebaixamentos em sua história, o clube de São Januário tem objetivo bem definido até o final da temporada: evitar o 5º descenso e garantir a permanência na Série A. No entanto, terá de melhorar muito para conseguir alcança-lo.
Índice
As marcas ‘assustadoras' do Vasco no Brasileirão
Atual 19º colocado do Campeonato Brasileiro, o Vasco é o pior mandante do certame, com somente 19% de aproveitamento dos pontos. Além disso, é o time com mais derrotas (9) e menos vitórias (2) entre todos os clubes da competição. Para piorar, possui o menor número de gols (11) e chutes na meta (51) após 14 rodadas disputadas.
Marcas negativas do Vasco no Brasileirão |
Pior mandante (19%) |
Time com mais derrotas (9) |
Time com menos vitórias (2) |
Time com menos gols (11) |
Time com menos chutes no gol (51) |
Fim de jogo!#VASxCRU 0️⃣-1️⃣#BrasileiroNaVascoTV #VascoDaGama pic.twitter.com/qMWN8rukSm
— Vasco da Gama (@VascodaGama) July 8, 2023
Apesar do investimento pesado em contratações depois de se tornar SAF e ser comprado pela empresa norte-americana 777 Partners, o Vasco não se encontrou em campo. Frágil na defesa e pouquíssimo eficiente no ataque, o Cruzmaltino capenga no Brasileirão e corre sérios riscos matemáticos de rebaixamento. Nos 24 jogos restantes, o clube de São Januário terá de melhorar muito seu aproveitamento se quiser permanecer na elite do futebol brasileiro.
Próximos compromissos do Vasco
Ainda atrás de um treinador no mercado, o Vasco seguirá sendo comandado pelo interino Willian Batista. Buscando voltar a vencer para ‘respirar' no Campeonato Brasileiro, o Cruzmaltino recebe o Athletico-PR em São Januário, no dia 23 de julho (domingo), às 18h30 (horário de Brasília).
Depois do Furacão, o Vasco terá sequência pesada pela frente no Brasileirão, já que enfrentará Corinthians, Grêmio e Red Bull Bragantino. Vale destacar que atualmente o Gigante da Colina está a quatro pontos do Bahia (13), primeiro time fora da zona de rebaixamento.
Confira os próximos jogos do Vasco
- Vasco x Athletico-PR (23/7)
- Corinthians x Vasco (29/7)
- Vasco x Grêmio (6/8)
- Red Bull Bragantino x Vasco (14/8)