Jorge Sampaoli é o novo técnico do Flamengo. O treinador de 63 anos estava à frente do Sevilla, mas os maus resultados no Campeonato Espanhol, fizeram com que a diretoria do time encerrasse o vínculo com o treinador. O argentino deixou o comando dos Palanganas na 14ª colocação da LaLiga, e próximo da zona de rebaixamento. A prioridade do Mengão para seu novo treinador era o técnico português Jorge Jesus, que está no Fenerbahçe, porém, um dos entraves na negociação, foi o fato do europeu não abrir mão de encerrar a temporada no time turco, e voltar de imediato ao Rubro Negro, como era a expectativa da diretoria carioca.
Na última sexta-feira, após vitória sobre o Ankaraguçu pelo Campeonato Turco, Jorge Jesus colocou um ponto final na história envolvendo a volta para o Flamengo e afirmou que só voltaria para o Brasil após o término do seu contrato com o time europeu, o que vai ocorrer em um prazo de dois meses, tempo que a diretoria do Mengão não estava disposto a esperar. Por isso, um plano B foi traçado, e o time brasileiro intensificou as conversas com o argentino e acertou a contratação ainda no sábado.
Jorge Sampaoli viajou da Espanha para o Brasil, e chegou ao Rio de Janeiro na manhã deste domingo (16) para acompanhar o primeiro compromisso do Flamengo no Campeonato Brasileiro. O Rubro Negro encara o Coritiba e o novo comandante do time estará bem de perto observando os seus futuros comandados em campo.
Jorge Sampaoli chega ao Maracanã e acompanha Flamengo x Coritibahttps://t.co/D0AkMWdkZZ
— Itatiaia (@itatiaia) April 16, 2023
Sampaoli teve passagem de destaque no Santos e no Atlético-MG
Em 2019, o técnico argentino acertou com o Santos e foi muito bem com o Alvinegro Praiano. Apesar de não conseguir avançar para as finais do Paulistão, e de ter sido eliminado para o desconhecido River Plate do Uruguai na Copa Sul-Americana, o treinador encerrou o Brasileirão em alta ao conseguir o vice-campeonato, terminando a competição com 74 pontos.
Por conta de desentendimentos com a diretoria do Peixe, Jorge Sampaoli não seguiu no cargo para 2020, e foi contratado pelo Atlético Mineiro. No Galo, treinou o time em 45 oportunidades e chegou perto do título brasileiro, em um ano de estádios vazios por conta da pandemia de Covi-19, e fechou a temporada com mais um vice-campeonato nacional pelo segundo ano consecutivo.