Um dos times com maior potencial para ganhar títulos, mas que começou perdendo todas as disputas que fez em 2023 é o Flamengo. O time, outrora temido por conta do futebol apresentado e os títulos da Libertadores e da Copa do Brasil do ano passado, passou a ser chacota nacional entre os torcedores após as derrotas sofridas nas últimas competições. Com a chegada de Jorge Sampaoli para o comando técnico do time, a nação rubro-negra espera que o time entre no eixo, e volte a jogar o futebol que encantou o Brasil nos últimos anos.
Porém, esta incerteza em relação ao time preocupa demais o torcedor. O Flamengo foi derrotado para o modesto Maringá na Copa do Brasil, pelo placar de 2 x 0, fora de casa, e ainda tem a disputa Brasileirão e da Libertadores pela frente. Na estreia da competição continental, mais um vexame, derrota para o desconhecido Aucas, do Equador, pelo placar de 2 x 1, fora de casa.
Um dado alarmante sobre o Rubro-Negro, é mais um fator de desconfiança e medo para o torcedor do Flamengo. Entre dezembro de 2011 até o dia 10 de setembro de 2015, o Mengão ficou 138 rodadas fora do G4 do Brasileirão. Período exato de três anos e nove meses longe da zona de classificação para o torneio mais importante de clubes da América do Sul.
O desempenho do time este ano até agora não condiz com o potencial do elenco flamenguista, e diante de uma competição tão nivelada como o Brasileirão, com novas potências surgindo, é bem possível que o Flamengo volte a ficar sem a vaga no G4, se não apresentar um futebol melhor em 2023.
O Flamengo ficou de dezembro de 2011 até o dia 10/09/2015 sem entrar no G4 do Brasileirão.
Foram 138 rodadas, 3 anos e 9 meses ausente na zona de classificação para a Libertadores.
Essa foi a "maior seca" do time carioca sem entrar no G4 do Brasileirão, na era dos pontos… pic.twitter.com/krChvJKuhF
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) April 16, 2023
Novo treinador do Flamengo acompanha a estreia do time no Brasileirão
Jorge Sampaoli, argentino que estava no Sevilla, teve passagem marcante pelo Santos e pela seleção chilena, foi anunciado como novo técnico do Mengão após a saída do técnico português Vítor Pereira, demitido após a derrota no Campeonato Carioca para o Fluminense.
O novo comandante do Mengão estará nas tribunas do Maracanã para acompanhar a partida entre Flamengo x Coritiba pela 1ª rodada do Brasileirão e deve iniciar de forma oficial o seu trabalho à frente do clube carioca a partir desta segunda-feira (17). Sampaoli estava na Espanha no sábado (15), fez uma escala em São Paulo, e chegou no Rio de Janeiro na manhã deste domingo (16) para acompanhar o primeiro compromisso de seu novo time no Campeonato Brasileiro.