Pela segunda vez consecutiva em casa, o Corinthians foi derrotado na Libertadores, e ficou em situação complicada no Grupo E da competição. O algoz da vez foi um antigo carrasco, o Independiente Del Valle, do Equador, que já tinha superado o Corinthians em 2019. Na ocasião, o time equatoriano eliminou o Timão nas semifinais da Copa Sul-Americana após vencer em Itaquera por 2 x 0, e empatar a segunda partida por 2 x 2, jogando em seus domínios. Na noite desta terça-feira, o problema teve nome e sobrenome, Lautaro Diaz, que aproveitou duas falhas do sistema defensivo do Coringão para fazer os dois gols do triunfo dos equatorianos pelo placar de 2 x 1, em plena Neo Química Arena.
A partida marcou a volta de Vanderlei Luxemburgo ao comando técnico do Corinthians após 22 anos. Sua última passagem pelo time de Parque São Jorge foi em 2001, na ocasião, o treinador também começou a trajetória na época com derrota, mas depois acertou o time, que foi campeão paulista naquele ano, e vice-campeão da Copa do Brasil. Com apenas um dia de treinamento, o comandante Alvinegro já precisou ir para à beira do gramado, e o que se viu, foi um time melhor organizado em relação aos últimos jogos, porém, pecando em detalhes, que foram cruciais para mais uma derrota do time dentro da competição.
Um dos detalhes observados pelo treinador, além da falta de concentração e displicência em alguns momentos, principalmente nos gols marcados pelos adversários, foi a distância de Roger Guedes do gol adversário. O atacante tem se movimentado muito para receber a bola na intermediária, e na opinião de Luxemburgo, fica mais longe da área, que é a sua zona de jogo na qual ele teria mais condições de ser decisivo. O atacante fez o gol do Corinthians na derrota para o Independiente Del Valle.
O novo técnico corintiano acredita que, se Roger Guedes deixar de buscar a bola no meio-campo, para ficar mais próximo da zona de ataque, no último terço do relvado, poderá fazer muito mais gols, ser muito mais impactante nos jogos, e quem sabe, vestir a camisa da Seleção Brasileira.
“Essa semana ele (Róger Guedes) já vai tomar umas duras minhas. Jogador que tem essa qualidade de finalização não pode se afastar do gol, tem que aproximar. Quanto mais ele chega à frente, mais os companheiros vão achar ele em condições. Ele tem que ficar em uma posição confortável para a bola chegar nele. Ele é bom no segundo terço do campo, na frente. Tenho que mudar isso nele. Ele pode ser mais artilheiro do que já é, assim ele pode chegar à Seleção”, afirmou o treinador.
https://twitter.com/futebol_info/status/1653738712168124417
Corinthians volta às suas atenções para o Brasileirão
O Timão terá exatamente 23 dias antes do próximo compromisso pela Libertadores, que será contra o Argentinos Juniors, fora de casa, pela quarta rodada da fase de grupos da competição. Uma derrota pode significar a eliminação do Coringão ainda na primeira fase do torneio. Passado o jogo diante do Independiente Del Valle, o Alvinegro volta às suas atenções para a disputa do Campeonato Brasileiro. Na próxima segunda-feira (8), o time de Vanderlei Luxemburgo encara o Fortaleza, que ainda não perdeu no Brasileirão, às 20h (horário de Brasília), na Neo Química Arena, em Itaquera.