O Corinthians sofreu seu segundo revés seguido em casa na Copa Libertadores na noite desta terça-feira, o Timão, desorganizado em campo, foi superado pelo Independiente Del Valle pelo placar de 2 x 1, e se complicou demais na primeira fase da competição continental. Lautaro Diaz, duas vezes, aproveitando duas falhas da defesa corintiana marcou os gols do time equatoriano, enquanto que Roger Guedes, mais uma vez, foi o responsável por marcar o gol corintiano, em uma noite de muitos erros por parte do Alvinegro de Parque São Jorge. Foi a estreia de Vanderlei Luxemburgo no comando técnico do Coringão, que terá muito trabalho pela frente.
Índice
Assista aos melhores momentos de Corinthians x Independiente Del Valle
1º tempo: Corinthians não joga bem, mas sai no lucro
O primeiro tempo na Neo Química Arena foi muito movimentado, com os dois times criando oportunidades, e buscando o gol. O time corintiano se retraía em seu campo de defesa, e chamava o Independiente Del Valle para o seu campo de ataque, para que assim que recuperasse a bola saísse em velocidade para aproveitar os espaços nas costas dos laterais equatorianos. Porém, o time visitante tinha muita qualidade na saída de bola, e dificultava o processo de recuperação de bola do Timão.
Aos 22′, após bola rebatida no meio-campo, a bola sobrou para Lautaro Diaz, que saiu em disparada e bateu forte no canto alto de Cássio para abrir o marcador em Itaquera. Mesmo atrás do placar o Corinthians não se abateu e foi ao ataque em busca do empate. Na sequência, o Timão quase empatou o jogo após chute de primeira de Fausto Vera que aproveitou rebote em cobrança de escanteio, mas a finalização acabou defendida pelo goleiro Ramírez, que foi um dos destaques do time do Del Valle com grandes intervenções.
O Timão continuava em cima, e após belíssima jogada de Adson, Roger Guedes recebeu na área e com muita categoria tocou na saída do arqueiro equatoriano para empatar o jogo e fazer explodir de emoção o torcedor na Neo Química Arena, e também o treinador Vanderlei Luxemburgo, que voltou a vibrar no banco de reservas após dois anos afastados.
O Coringão ainda teve mais um gol marcado por Yuri Alberto, mas o camisa nove estava em posição irregular. Ao final do primeiro tempo, o torcedor ficou na esperança de que na segunda etapa o time poderia voltar ainda mais concentrado e focado em busca da virada.
2º: displicência em campo é fundamental para mais um revés do Corinthians
Não demorou muito para que toda a esperança corintiana se transformasse em pesadelo. Sem concentração em campo, o Corinthians errava muito, e em um desses equívocos, Maycon entregou a bola nos pés de Lautaro Diaz, que ganhou de Murillo e marcou seu segundo gol no jogo, aos 7′ da segunda etapa, o segundo do Independiente Del Valle na partida.
O segundo tento dos equatorianos foi um balde de água fria em qualquer chance de reação do Corinthians, que viu seu estádio emudecer, e o time do Del Valle crescer e dominar a partida. O time equatoriano chegou a fazer mais um gol com Alcivar, mas a arbitragem de vídeo anulou, para sorte do Timão, que na base do abafa tentou empatar a partida, mas sem sucesso.
No último lance do jogo, após cruzamento na área pelo lado esquerdo, Roger Guedes subiu mais que toda a defesa do Independiente Del Valle, e testou firme, mas lá estava Ramírez para salvar a meta do time equatoriano, e garantir uma vitória importantíssima, que coloca o atual campeão da Copa Sul-Americana, na vice-liderança do Grupo E da Copa Libertadores.
PRIMERA l Final ST ⏱️@Libertadores Corinthians 1 #IDV 2 pic.twitter.com/Rhr2TaScYU
— Independiente del Valle (@IDV_EC) May 3, 2023
Corinthians x Independiente Del Valle – E agora?
Vanderlei Luxemburgo, que chegou na tarde de ontem ao Timão, terá muito trabalho pela frente, e tem 23 dias até o próximo compromisso do Corinthians na Libertadores da América, quando enfrentará o líder do grupo, o Argentinos Juniors, fora de casa. Caso perca, poderá dar adeus à competição continental ainda na fase de grupos.
Até lá o Coringão terá jogos importantes pelo Campeonato Brasileiro, como o clássico contra o São Paulo, e também contra o Flamengo. Na próxima rodada do Brasileirão, o Timão enfrenta o Fortaleza, na Neo Química Arena, em Itaquera, às 20h (horário de Brasília), da próxima segunda-feira (8). O Independiente Del Valle, por sua vez volta as suas atenções para o Campeonato Equatoriano, e volta a jogar na Libertadores no dia 24 de maio, contra o Liverpool, em Montevidéu.