Torcidas protestam contra SAF do futebol brasileiro; saiba mais

A implantação das Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs) se tornaram fato corriqueiro no futebol brasileiro. Dito isso, recentemente América-RN e Coritiba anunciaram o modelo de gestão como alternativa adotada pelos respectivos clubes. Assim, a gestão profissional do esporte vem tomando espaço no cenário nacional.

Por outro lado, algumas SAFs recebem críticas, como é o caso do Gigante da Colina. Após a derrota em São Januário na 6ª rodada do Brasileirão, o Vasco chegou a cinco jogos sem conseguir vencer. Com isso, a Associação das Torcidas do Vasco (ASTOVA) divulgou nota criticando a gestão da SAF do clube do futebol brasileiro.

SAFs no futebol brasileiro: o caso do Vasco

O Vasco da Gama anunciou sua SAF em setembro de 2022, em meio à disputa do Brasileirão Série B. Adquirida pela 777 Partners por R$ 700 milhões, a parcela de 70% do clube garantiu o controle da gestão ao conglomerado empresarial esportivo.

Torcidas protestam contra SAF do futebol brasileiro; saiba mais
Gestores da SAF do clube carioca. Divulgação / Daniel Ramalho / Vasco da Gama

Além do Vasco da Gama, a 777 Partners possui outros clubes de futebol, espalhados pelo mundo. O Almirante juntou-se à carteira de clubes em que estão Hertha Berlim (Alemanha), Genoa (Itália), Liège (Bélgica) Red Star FC (França), Melbourne Victory (Austrália) e Sevilla (Espanha).

Após o acesso garantido na campanha da Série B de 2022, a torcida do Vasco esperava um salto gigantesco no padrão das contratações do clube. De acordo com o ponto de vista dos torcedores, a 777 Partners não chegou nem perto do prometido ao principal público do time, os adeptos.

Em nota pública, a ASTOVA unificou as diversas torcidas vascaínas em torno das críticas ao modelo de gestão da SAF no contexto do futebol brasileiro. Assim, vários pontos na gestão do Gigante da Colina foram criticados no documento.

Um time que disputa uma única competição mas não se aguenta em campo por 90 minutos, um elenco cheio de buracos (cadê o camisa 10?), contratações duvidosas, um treinador inexperiente, uma formação tática que mata alguns atletas, um péssimo preparo físico, um diretor técnico que não bota a cara, um diretor executivo que só sonda o mercado, um CEO flamenguista que não sabe as verdadeiras demandas da torcida do Vasco e uma empresa que só visa o lucro“.

Torcidas protestam contra SAF do futebol brasileiro; saiba mais
Ilustração na nota de protesto das torcidas. Divulgação / ASTOVAS

Os torcedores seguem exigindo novas contratações no elenco do Almirante, além de mudanças no perfil da equipe que gere a SAF do Vasco. Ou seja, pedem a saída dos diretores de futebol cruz-maltinos, além da troca do treinador Maurício Barbieri.

E como anda a agenda do Vasco no futebol brasileiro?

Enquanto tenta contornar problemas e manter a harmonia no ambiente, o Vasco da Gama se prepara para seu próximo compromisso pelo Brasileirão Série A. Assim, o Gigante da Colina enfrenta o São Paulo no Estádio do Morumbi, no sábado (20), às 18h30 (horário de Brasília), em confronto da 7ª rodada da competição.

João Jales

João Jales

Paraibano radicado no Rio, atua como jornalista esportivo especialista em Análise de Dados. Tipster e setorista de futebol nordestino no Futebol Na Veia. É também narrador no canal Dimensão Esportiva; e host do podcast Rifando a Bola, onde fala de futebol, variedades e apostas.