“Pagamos a multa”: torcedores do Bahia ‘sugerem’ Renato Paiva ao Cruzeiro após saída de Pepa

Após sequência negativa no Campeonato Brasileiro, Pepa não resistiu à pressão e acabou demitido do Cruzeiro nesta terça-feira

Após amargar mais uma derrota no Campeonato Brasileiro, o clima para Pepa no Cruzeiro ficou insustentável. Na manhã desta terça-feira (29), o clube mineiro anunciou a demissão do treinador, além de garantir que está na busca de um novo comandante. E do que depender da torcida do Bahia, o técnico da Raposa já está escolhido. Trata-se do também português Renato Paiva, atualmente à frente do Tricolor de Aço.

Apesar da brincadeira sadia, a verdade é que muitos torcedores do Bahia desejam a saída de Renato Paiva do clube. Assim como o Cruzeiro, o Tricolor não faz boa campanha no Brasileirão e os números do técnico desde que assumiu o time são apenas razoáveis. Apontado como um dos principais culpados pela má fase da equipe baiana, o português está pressionado no cargo e, caso os resultados positivos não voltem a aparecer, a situação pode se agravar ainda mais.

“Nossa torcida paga a multa”, “levem o Renato Paiva” e “Renato Paiva no Cabuloso” foram alguns dos comentários publicados por torcedores tricolores nas redes sociais após a divulgação da demissão de Pepa no Cruzeiro. Vale destacar que o atual treinador do Bahia tem contrato até dezembro de 2024 com o clube.

Como foi a passagem de Pepa pelo Cruzeiro?

Demitido nesta terça-feira (29), Pepa comandou o Cruzeiro durante pouco mais de cinco meses. Contratado em 20 de março deste ano, o técnico português dirigiu a equipe mineira em 25 jogos, com sete vitórias, oito empates e 10 derrotas, totalizando um aproveitamento de 38,66%.

O início de Pepa à frente da Raposa foi bastante animador. Nas seis primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro conquistou quatro vitórias e iniciou a competição com desempenho surpreendente e acima das expectativas. Paralelamente ao Brasileirão, o time celeste se classificou sobre o Náutico, na terceira fase da Copa do Brasil, no entanto, acabou eliminado pelo Grêmio, nas oitavas de final.

"Pagamos a multa": torcedores do Bahia 'sugerem' Renato Paiva ao Cruzeiro após saída de Pepa
Pepa teve 38,66% de aproveitamento à frente do Cruzeiro (Foto: Icon Sport)

Depois de um início promissor, tudo começou a ruir. As lesões de jogadores titulares, como Ramiro, Matheus Pereira, Lucas Oliveira e William, atrapalharam o trabalho de Pepa e o Cruzeiro caiu de rendimento. O jejum de sete rodadas sem vencer no Brasileirão acabou sendo determinante para a demissão do treinador.

Pepa deixa o Cruzeiro na 12ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 25 pontos conquistados. A Raposa tem vantagem de quatro pontos em relação ao Santos, primeiro time da zona de rebaixamento.

O trabalho de Paiva e a atual situação do Bahia

Como citado, a situação do Bahia no Campeonato Brasileiro não é nada confortável. A equipe tem 21 pontos ganhos e está em 16º lugar, uma posição acima da zona de rebaixamento. Renato Paiva não goza de prestígio com a torcida tricolor e vem sendo bastante contestado.

Contratado no início de dezembro, Paiva, que acumula passagens por Benfica (categorias de base e equipe B), Independiente del Valle (Equador) e León (México), até o momento apresenta números medianos no Bahia. São 48 partidas dirigindo o Tricolor, com 19 vitórias, 14 empates e 15 derrotas. No início do ano levou o clube a conquista do Campeonato Baiano.

O próximo compromisso do Bahia de Renato Paiva está marcado para este domingo (3). A partir das 18h30 (horário de Brasília), o Tricolor de Aço enfrenta o Vasco, na Arena Fonte Nova.

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.