No período de menos de 10 dias, o Corinthians viveu fortes emoções. Em 19 de abril, a equipe perdeu, em casa, para o Argentinos Juniors. Esse resultado derrubou o técnico Fernando Lázaro, que virou auxiliar e viu Cuca ser anunciado como o novo comandante.
Entretanto, o que parecia ser uma solução fácil, virou um problema para o Corinthians. A torcida pressionou a diretoria para demitir Cuca por ser condenado por estupro na Suíça. O técnico esteve a frente na derrota para o Goiás por 3 x 1 pelo Brasileirão e na vitória sob o Remo no tempo normal e penalidades, que classificaram o Timão às oitavas de final da Copa do Brasil.
Com a vitória, Cuca pediu demissão e iniciou um turbilhão no Timão, que amanhã (29) enfrenta seu maior rival Palmeiras pelo Derby Paulista. Válido pela 3ª rodada, o clássico paulista inicia às 18h30 (horário de Brasília) e o Corinthians terá que derrubar um tabu: desde setembro de 2021 não vence o Verdão.
Na ocasião, a equipe de Itaquera triunfou na Neo Química Arena por 2 x 1 pelo Brasileirão. Róger Guedes, duas vezes, marcou para o Corinthians, enquanto Gabriel Menino descontou. Essa foi a única derrota de Abel Ferreira no Derby.
Desde esse jogo, o Palmeiras venceu três confrontos seguidos (2 x 1, 3 x 0 e 1 x 0). O jogo mais recente, pelo Paulistão desse ano, terminou 2 x 2 na casa dos Alvinegros.
Verdão em vantagem! 🐷💪
Nos últimos quatro jogos do Derby Paulista, são 3 vitórias do Palmeiras e um empate!
Será que o Timão consegue derrotar o rival? 👊#Premiere #BoraBoraBora #BrasileiraoNoPremiere #Palmeiras #Corinthians pic.twitter.com/XRQXr5YBxz
— Premiere (@canalpremiere) April 27, 2023
No recorte dos últimos 12 jogos, a equipe do Allianz Parque venceu seis, empatou cinco e perdeu apenas uma. Esse período parte desde a ida e a volta das finais do Paulistão de 2020, em que o Palmeiras foi campeão nos pênaltis após dois 0 x 0. O vencedor ainda era treinado por Vanderlei Luxemburgo.
Em clássicos paulistas, incluindo os rivais Santos e São Paulo, o Palmeiras está invicto há sete jogos, com quatro vitórias e três empates. A última derrota foi para o Tricolor do Morumbi, por 1 x 0, pelas oitavas da Copa do Brasil 2022.