Nesta segunda-feira (28), ocorreu o confronto entre Suíça x Brasil, válido pela 2ª rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. O jogo foi disputado no estádio 947 no Qatar e a seleção Canarinha levou a melhor, vencendo, por 1 x 0.
Índice
Assista aos melhores momentos de Suíça x Brasil
https://www.youtube.com/watch?v=QjND0_vLK-A
1º tempo: Jogo truncado e forte marcação
O primeiro tempo foi de superioridade brasileira, que tentou impor seu jogo desde o minuto inicial. Por ser uma partida de poucas chances, o Brasil sentiu falta da presença de Neymar nas jogadas individuais e criou pouco. Quando a seleção foi mais criativa, aos 11′, Paquetá deu grande passe de primeira para Richarlison, que tentou acionar Vini Jr sem sucesso na grande área.
Aos 26′, a grande chance da seleção penta campeã mundial aconteceu nos pés de Raphinha, que por sinal jogou melhor que na primeira partida, onde este fez lindo cruzamento para Vini Jr. O jogador madridista chutou desequilibrado e Sommer conseguiu jogar para escanteio. Aos 30′ também dos pés de Raphinha, veio um forte chute da entrada da área, que acertou o meio da meta e facilitou a defesa do goleiro.
Vale ressaltar que apesar das poucas chances criadas, a seleção brasileira não sofreu em nenhum momento do jogo, conseguindo controlar as ações e “cansando” a defesa da equipe vermelha.
2º tempo: Substituições e gol no fim
Diferentemente da primeira etapa, a seleção da Suíça começou bem a segunda metade do jogo, pressionando e tentando o gol. A primeira oportunidade foi aos 7′, em que bate-rebate na área quase resultou em chance clara de gol. Com isso, o técnico Tite começou a pensar em alternativas de aumentar o poderio ofensivo.
Aos 18′, a torcida brasileira comemorou o belo gol de Vini Jr, após contra ataque rápido pela esquerda, porém, o impedimento de Richarlison na origem do lance jogou um balde de água fria em quem estava no estádio e em casa. A seleção voltaria a marcar aos 38′, e dessa vez a alegria não seria interrompida.
Em bela jogada dos companheiros de Real Madrid, Vini Jr e Rodrygo deixaram Casemiro em ótima posição para marcar com um lindo voleio, 1 x 0 e jogo encaminhado. Após o gol, o Brasil ainda tria diversas chances de aumentar a contagem, porém o cansaço pode ter pesado.
CLASSIFICADOS! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Com gol marcado por @casemiro, a Seleção Brasileira venceu a Suíça por 1 a 0 e garantiu a classificação às oitavas.
Na sexta-feira (2), às 16h (de Brasília), a Canarinho enfrenta Camarões, na última rodada da fase de grupos. pic.twitter.com/oFUOREmKL8
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) November 28, 2022
Suíça x Brasil – E agora?
Com a vitória, seleção brasileira assume a primeira posição de seu grupo e assegura a classificação com antecedência, o que pode levar a escolha de equipe reserva diante de Camarões na próxima fase.
A vitória foi muito comemorada dentro e fora de campo, já que a não necessidade de ter Neymar contra Camarões pode fazer com que a lesão do atleta seja tratada com mais cautela e ele se recupere mais rápido para a fase mata-mata.
Pelo lado da Suiça, o outro jogo do grupo foi sua alegria, já que o empate entre Sérvia x Camarões em 3 x 3 faz com que o time precise de um empate para se classificar para a próxima fase. Brasil x Camarões e Sérvia x Suiça acontecem simultaneamente na próxima sexta-feira 02/12, às 16:00.