STJD multa Coritiba por atos racistas de torcedores durante clássico contra o Athletico-PR

Nesta quinta-feira (19), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) puniu o Coritiba pelos atos racistas cometidos por torcedores alviverdes, durante o clássico contra o Athletico-PR, válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com isso, o Coxa foi multado em 5% da renda da partida, cerca de R$ 9.300 mil.

O torcedor do Coritiba que apareceu nas imagens foi suspenso preventivamente do quadro de sócios, pelo próprio clube, até que a investigação do caso seja finalizada. O artigo da denúncia reforça a proibição de “Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor”. A multa para tais infrações pode chegar em R$ 100 mil.

Já no segundo artigo julgado em sessão, o Coritiba foi absolvido pelo lançamento de objetos no campo. O tribunal entendeu que as provas apresentadas não eram concretas o suficiente para aplicar a penalidade ao clube.

Relembre o caso

No dia 1 de outubro, Coritiba x Athletico-PR se enfrentaram no Couto Pereira, em partida válida pela 25ª rodada do Brasileirão. No campo de jogo, Victor Luis e Slimani marcaram e o Coxa venceu por 2 a 0 o arquirrival.

Nas arquibancadas, mais um episódio lamentável de racismo. Dois torcedores do Coritiba imitaram macaco em direção à torcida do Athletico. Nas redes sociais, vídeos mostram uma pessoa com a camisa verde do Coxa se dirigindo ao setor visitante com os gestos racistas. Além dele, outro indivíduo, de camisa branca, faz o mesmo.

Confira a nota do Coritiba após o caso de racismo

“O Coritiba Foot Ball Club vem a público manifestar repúdio a todo e qualquer ato de racismo e discriminação. Tais condutas não serão toleradas e são incompatíveis com os valores e a história do clube”.

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.