Sereias

Antes de mais nada, o Santos renovou o contrato de várias jogadoras na última semana. Alguns destaques como Cristiane e Ketlen, por exemplo, estão confirmadas no próximo ano. Porém, as Sereias da Vila contarão com algumas baixas para 2022; confira esse compilado exclusivo do Futebol na Veia.

Sereias confirmadas para 2022

Além das artilheiras, Cristiane e Ketlen, o Santos renovou com mais nove jogadoras para a próxima temporada. Na defesa, a goleira Camila Rodrigues, que fez grandes defesas na Brasil Ladies Cup, está confirmada. Ainda na defesa, a lateral Bia Menezes e as zagueiras Sassá, Camila Martins e Tayla, que sofreu lesão grave em 2021 e, mesmo assim, voltou bem, continuam no Peixe.

Já no meio-campo, além de Júlia, Gi Fernandes, Laura Valverde, Marussi e Erikinha, Brena, que recentemente completou 100 jogos com a camisa do Santos, também está de contrato renovado. Por fim, as atacantes Cristiane, Ketlen, Analuyza e Thaisinha, que teve até hashtag com pedido de renovação, estão no pacotão ‘reforços caseiros' para 2022.

Sereias de saída?

Inicialmente, quem deu adeus às Sereias foi a atacante Byanca Brasil. A princípio, a atacante chegou ao Peixe em fevereiro deste ano, com uma grande expectativa. Contudo, de acordo com o portal OGol, Byanca atuou em 25 oportunidades, marcando sete tentos e dando uma assistência.

Da mesma forma, quem está de saída do clube é Day Silva. Contratada em 2020, a zagueira soma 36 jogos e dois gols marcados. Antecipadamente, ela foi titular absoluta na zaga sob o comando de Guilherme Giudice.

No entanto, a sua estreia neste ano aconteceu apenas em agosto. Nesse meio tempo, Day descobriu que estava com Chikungunya horas antes da estreia do Santos na temporada. Logo, a defensora desfalcou o Peixe na 1ª fase do Brasileirão e, infelizmente, perdeu a mãe para a Covid-19.

Ainda, o Santos não procurou Rita Bove para renovação. Dessa forma, a meio-campista deve deixar o clube em breve. Em 2021, ela fez 18 jogos, marcou um gol e deu três assistências. Inclusive, segundo o Diário do Peixe, Rita tinha o desejo de permanecer nas Sereias, mas o clube não teve interesse na renovação da jogadora.

Despedida nas redes sociais

Nesta terça-feira (21), três Sereias se despediram através das suas redes sociais. Primeiramente, a goleira Dida, que teve sua segunda passagem pelo clube, se despede com sete jogos e nenhum gol sofrido. Dessa maneira, superou a sua primeira vinda ao Peixe, quando foi campeã nacional, em 2017, mas atuou em apenas uma vez.

Depois disso, Fernanda Palermo, também publicou que não fica. Conforme apurado, os representantes da lateral e a diretoria do clube não chegaram a um acordo para a extensão do vínculo, que encerra no próximo dia 31 de dezembro. Segundo apuração do Diário do Peixe, a jogadora recebeu propostas de diversas equipes como Madrid CFF, São Paulo, Flamengo, Internacional, Grêmio, além de equipes da Coréia do Sul e Noruega.

Com passagens pela Seleção Brasileira, Fê Palermo vinha de grande sequência na equipe do Santos. Aos 25 anos, a jogadora fez 21 jogos na temporada, muitos deles como zagueira após a lesão da Tayla e a baixa da Day Silva, com Chikungunya.

Por fim, Karen, que fez parte da geração de ouro das Sereias da Vila, se despediu. Bem como, a meia-atacante atuou pelo Santos entre 2007 e 2011. Com isso, foi campeã da Libertadores (2), Copa do Brasil, entre outros títulos. Com os números da atual passagem, Karen chegou a marca de 55 gols com a camisa do Santos.

Sereinha da Vila também dá adeus

Na segunda-feira (20), Amanda Gutierres se despediu do Santos através das redes sociais. Anteriormente, o clube tentou a renovação. Mas, a atacante preferiu seguir sua carreira em outro clube. Logo, a jogadora é especulada no Corinthians, mas não há nada confirmado.

De antemão, ela foi a primeira Sereinha a ser promovida para o time principal. A saber, o Santos criou as categorias de base feminina em 2018, quando Amanda fazia parte do grupo Sub-17. Dessa forma, após ser promovida pela ex-técnica, Emily Lima, a atleta esteve nas temporadas 2020 e 2021. Em suma, são 48 jogos e 16 gols com a camisa alvinegra.

Treinadora fica

Antes de mais nada, Tatiele Silveira confirmou sua permanência no comando das Sereias da Vila na próxima temporada. Contratada no meio da temporada, a técnica já planeja 2022:

“Ano que vem é dar sequência. Nós temos esse respaldo da diretoria de dar sequência ao trabalho e é o que a gente pretende”, afirmou a treinadora. “Estamos construindo um trabalho. Foram seis meses até aqui de um conhecimento do grupo do trabalho que eu gosto de fazer, método de treino, de pensamento, e eu também conhecer e tirar o melhor delas. ”, completou.

#FicaBruninha

Antecipadamente, a torcida do Santos levantou #FicaThaisinha no Twitter, para a permanência da camisa 10 em 2022. Logo depois, o Peixe anunciou a renovação. Agora, os santistas pedem a renovação de Bruninha, destaque das Sereias.

Foto Destaque: Divulgação/ Pedro Ernesto Guerra Azevedo/ Santos F.C.

Thaynara Bernardo
Apaixonada por futebol desde os 10 anos, encontrei no jornalismo uma forma de me conectar com essa grande paixão. Na faculdade, desenvolvi trabalhos que me tornaram uma profissional versátil, com fácil adaptação e que adora novos desafios. Espero que um dia eu consiga o meu lugar no jornalismo esportivo!