Seleção Brasileira vai atrás de “plano B” após negativa de Ancelotti

Sem treinador desde a saída de Tite após a última Copa do Mundo, a CBF corre atrás de um novo comandante para o ciclo de quatro anos, visando a preparação da Seleção Brasileira para o próximo mundial, que acontece em 2026, nos Estados Unidos, México e Canadá. Será a primeira vez que a FIFA vai organizar o maior evento de futebol em três sedes diferentes. A última vez que a Copa teve mais de uma sede foi justamente no ano em que o Brasil faturou seu pentacampeonato, em 2002, em torneio que foi realizado na Coréia do Sul e no Japão.

O prazo estipulado pela Confederação Brasileira de Futebol para contratar um novo treinador é até o mês de maio, para que em junho, em nova data FIFA, o futuro treinador tenha tempo o suficiente para conhecer o grupo, e desta maneira, possa preparar o time da melhor forma possível. O Brasil foi comandado interinamente por Ramón Menezes, técnico da seleção sub-20, no primeiro compromisso da Amarelinha pós-Copa do Mundo, contra o Marrocos. Na ocasião, o selecionado brasileiro foi derrotado pela atual quarta colocada do Mundial pelo placar de 2 x 1, em amistoso realizado em Tânger.

O plano A da CBF era Carlo Ancelotti, multicampeão pelo Real Madrid, e lendário técnico italiano, que conhece boa parte do grupo da seleção por conta os jogos da Champions League, porém, o treinador afirmou que deve cumprir o contrato com o time madrilenho até o fim, o que neste momento interrompeu qualquer negociação dos dirigentes da entidade máxima do futebol brasileiro com o treinador.

Sendo assim, o plano B que surge neste momento é o de Abel Ferreira, treinador que tem sido engrenagem fundamental para a reconstrução do Palmeiras desde 2020, e que apesar de ter renovado seu contrato com o clube Alviverde, poderia chegar para treinar o Brasil, pois o valor da multa não pode ser aplicada em casos em que o treinador assuma seleções nacionais. Recentemente, o técnico português recebeu uma proposta do futebol francês, mas foi recusada pelo treinador, que afirmou amar trabalhar no Palmeiras.

https://twitter.com/futebol_info/status/1650893751991037954

Novo técnico da Seleção Brasileira será anunciado até maio

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, estipulou o prazo até o próximo mês para definir o novo treinador do Brasil, mas diz estar tranquilo em relação ao curto tempo que tem para anunciar o novo comandante. A próxima convocação deve acontecer no dia 25 de maio, quando a Amarelinha fará sua preparação para mais um amistoso.

 “Realmente estamos dentro daquela situação. Agora é avançarmos, procurar. Esperamos que dentro deste mês de maio, até antes da convocação da seleção, que deverá acontecer no dia 25 de maio, a gente deverá ter uma posição mais clara em relação à seleção brasileira”, revelou o presidente da CBF.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.