Em uma má exibição na Arena Pantanal, o São Paulo foi derrotado pelo Cuiabá na noite do último sábado (22). Para além das questões coletivas, as atuações individuais do volante Luan e do meia Marcos Paulo entraram na mira das críticas dos torcedores tricolores e alguns até deram razão ao ex-técnico Rogério Ceni, demitido em abril.
Considerado “desafetos” do ex-técnico por problemas de relacionamento nos primeiros meses de 2023, tanto Luan quanto Marcos Paulo não brilham sob o comando de Dorival Júnior e, após o revés para o Cuiabá onde foram titulares, parte da torcida perdeu a paciência com os jogadores.
Índice
Torcida dá razão ao ídolo do São Paulo
Rogério Ceni estava completamente correto sobre Luan e Marcos Paulo.
— Gabriel Matos (@ga_matoz) July 22, 2023
me desculpa rogério ceni, vc tinha toda razão
marcos paulo é muito bagre pic.twitter.com/QOpjWp06B7
— São Paulo Shitposting | Fan Account (@spfcshitposting) July 22, 2023
O ex técnico Rogério ceni foi massacrado por grande parte da mídia e torcida por não colocar luan e Marcos Paulo pra jogar e agora está muito claro que ele sempre esteve certo. Não aprende e não escuta o ídolo Rogério ceni quem não quer.
— Nando nazzo SPFC (@fernandonazo25) July 23, 2023
O tempo mostra quem tá certo e quem tava errado sobre o Lua e Marcos Paulo. O Rogério Ceni tava certo
— André (@Andr93595093) July 23, 2023
As polêmicas de Ceni com Marcos Paulo e Luan
O “mea culpa” da torcida ao ídolo Ceni acontece por problemas de relacionamento e poucas oportunidads em campo aos jogadores. Com Luan, aconteceram cobranças públicas de ambos os lados: enquanto o técnico queria mais intensidade nos jogos e um físico mais apurado ao atleta, o volante gostaria de mais minutos em campo para justificar a renovação do seu contrato – concluída após a saída de Rogério.
Já com Marcos Paulo, o problema aconteceu por um post do meia com a legenda “hipocrisia e simpatia é uma junção venenosa”, publicado após a eliminação no Paulistão para o Água Santa. Nesse cenário, Ceni cobrou o atleta na frente de todo o elenco, fator que causou incômodo nos colegas presentes.
https://twitter.com/spfcinfoss/status/1636360500169814021
Desempenho de Luan e Marcos Paulo após a saída de Rogério Ceni
Desde a saída de Ceni, o São Paulo jogou 24 vezes sob comando de Dorival. Nesse cenário, Luan foi titular apenas seis partidas, atuando em outras seis oportunidades vindo do banco de reservas.
Marcos Paulo teve mais chances, com 21 jogos. Porém, somou apenas cinco participações em gols (três tentos e duas assistências) – todos nas nove primeiras partidas com o novo técnico. Ou seja, há 12 partidas não contruibi com bolas nas redes do São Paulo.
Números de Rogério Ceni como técnico do São Paulo
A segunda passagem de Ceni pelo Tricolor iniciou em outubro de 2021 e seguiu até abril desse ano. No período, foram 107 partidas, com 50 vitórias, 28 empates e 29 derrotas. Sob comando do “Mito”, o São Paulo chegou nas finais do Campeonato Paulista e da Copa Sul-Americana, mas saiu sem taças conquistadas.
Antes de assumir em 2021, Rogério comandou o clube entre janeiro e junho de 2017, quando também foi demitido e substituído por Dorival Júnior.