O São Paulo venceu o Academia Puerto Cabello pelo placar de 2 x 0 e praticamente garantiu sua classificação para as oitavas de final da competição. Vale lembrar que somente o primeiro colocado de cada chave avança para a próxima fase, enquanto os segundos colocados disputarão um playoff contra os terceiros dos grupos da Libertadores. O Tricolor, com o triunfo diante dos venezuelanos, somou dez pontos, e abriu quatro de vantagem para o segundo colocado da chave, o qual é o Tigre da Argentina, time que enfrenta o Tolima nesta quarta-feira (24).
O São Paulo está viajando de volta da cidade de Valência para a capital paulista, e deve chegar no Brasil na quinta-feira (25). Sendo assim, a comissão técnica do Tricolor dará folga ao time no restante do dia, e o elenco se reapresenta na sexta-feira, no único dia disponível para treinamento nesta intensa semana. No sábado (27), o time são-paulino enfrenta o Goiás, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na competição nacional, o time não perde há seis jogos, e assumiu a 8ª colocação na tabela, com 12 pontos ganhos.
Porém, o que mais chamou a atenção neste último mês no time do São Paulo foram as intensas viagens feitas pelo clube. Mesmo com um grau de desgaste físico acentuado, o desempenho dos atletas foi acima do esperado, praticamente garantindo a classificação na Sul-Americana, e também na Copa do Brasil, já que no jogo de ida das oitavas de final, o Tricolor venceu o Sport pelo placar de 2 x 0, em Recife. Desde a chegada de Dorival Júnior ao time, o time paulista ganhou muito, principalmente em segurança defensiva, com ótimas atuações de Beraldo e Arboleda, e mesmo desfalcado no meio e no ataque, outros jogadores como Wellington Rato, Luciano e Calleri, tem dado conta do recado e feito a alegria do torcedor.
São Paulo supera maratona de viagens invicto e fica perto de vagas em Sul-Americana e Copa do Brasil | são paulo | ge https://t.co/LIX0LOxgJp
— Mundo Tricolor (@Mundo_Tricolor_) May 24, 2023
Desempenho fora de casa foi fundamental para boa sequência do São Paulo
Entre longas viagens e jogos complicados, o São Paulo fez sete jogos fora de casa, dos quais venceu três, e empatou quatro. Um aproveitamento espetacular de nada mais nada menos do que 65% dos pontos que disputou. Com um sistema defensivo seguro, muito mais protegido, um ataque mais propositivo e letal tem sido os fatores que fizeram o time paulista chegar tão bem, e em alta após um período intenso de viagens e jogos complicados, válidos pelo Brasileirão, Sul-Americana, e Copa do Brasil.
Com um intervalo de tempo maior nas outras competições, o foco do São Paulo é em melhorar sua posição na tabela de classificação do Brasileirão, o que pode acontecer na próxima rodada diante do Goiás, no Morumbi, neste sábado (27), às 21h (horário de Brasília).