O São Paulo está próximo de anunciar o meia colombiano James Rodríguez, segundo informações veiculadas na imprensa nacional e internacional. Companheiro do jogador na época de Bayern de Munique, o lateral-direito Rafinha, capitão do Tricolor, teve papel de “interlocutor” na negociação e tem ajudado o clube a fechar a contratação. Com isso, o defensor ganhou o perdão de parte da torcida após viagem em meio a decisão na Copa do Brasil.
Rafinha foi à Alemanha no último domingo (23) para um jogo festivo de lendas do Bayern, apenas dois dias antes da ida da semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians, fato que irritou torcedores. O jogador voltou no dia seguinte e atuou como titular na derrota por 2 x 1 para o rival na Neo Química Arena.
Agora, com a ajuda de James, o capitão do São Paulo foi perdoado pela torcida. Alguns torcedores até brincaram que, da próxima vez, pagam a viagem à Alemanha. Veja as reações desculpando e exaltando o lateral.
Eu pago a próxima viagem dele pra Alemanha. Nunca critiquei.
— Bit 🇾🇪 (@V_Biteencourt) July 26, 2023
Eu, depois do Rafinha ir pro amistoso na Alemanha com as lendas do Bayern e ajudar nas conversas com o James Rodríguez por lá. https://t.co/ioiWdIevm6
— Manhattan (@Maanhaattaann) July 27, 2023
Acho que agora entendi a ida do Rafinha para a Alemanha no jogo do Bayer.
Desculpas Casares você foi um gênio em mandar o Rafinha para conversar com James Rodriguez.— ॐ FELPS (@ops_felp) July 27, 2023
Todos achando que o Rafinha tava passeando na Alemanha no fds ele trabalhando pra trazer o James Rodriguez
— Bruno (@brunoviniii) July 27, 2023
Real Madrid, Bayern, Porto… James Rodríguez tem carreira em grandes clubes do mundo
O meia colombiano é conhecido por seu grande desempenho na Copa do Mundo de 2014, justamente disputada no Brasil. Naquela edição, levou seu país às quartas de final e terminou como o artilheiro com seis gols, sendo um deles uma pintura, recebendo o prêmio Puskás da Fifa de gol mais bonito do ano.
O desempenho no Mundial o levou ao Real Madrid, clube que defendeu 125 vezes com 37 gols e 42 assistências, conquistando duas Champions Leagues. Sem espaço no time espanhol, passou duas temporadas no Bayern, entre 2017 e 2019, emprestado, quando conheceu Rafinha. Na Alemanha foram cinco títulos em 67 partidas.
Antes do atual momento, sem clube, passou por Everton, da Inglaterra, Al-Rayyan, do Catar, e o Olympiacos, da Grécia. Em nenhum desses times somou mais de 30 partidas em uma temporada por questões físicas, fator que pode atrapalhá-lo em uma possível chegada ao São Paulo e adaptação ao calendário brasileiro. Vale salientar que não atua há mais de três meses, quando esteve em campo por 45 minutos pela Campeonato Grego.
James Rodríguez e Rafinha… 😍🇨🇴🇧🇷
Já que hoje é dia de #TBT… 🔙 pic.twitter.com/K8S3hVlif4
— FC Bayern Brasil (@FCBayernBR) July 27, 2023
James tem espaço no São Paulo atual?
Torcedores nas redes sociais já projetam o time titular com James e incluem até Everton Ribeiro, do Flamengo, e Erick, do Ceará, atletas sondados pelo clube paulista. Nesse momento, o colombiano provavelmente teria espaço na linha de três do 4-2-3-1 montado por Dorival Júnior.
Atualmente, essa linha de meio-campistas é composta por Nestor (ou Michel Araújo), Luciano e Wellington Rato. Durante sua carreira, James Rodríguez atuou como meia pelos dois lados e, principalmente, pelo centro.
Luciano, o meia central da escalação, está suspenso para a volta da semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians, no Morumbi, em 16 de agosto, e o São Paulo busca que o colombiano seja oficializado para atuar como titular. O prazo para inscrição na competição é até o dia 8 do próximo mês.