São Paulo: Rafinha é ‘perdoado’ por torcida por ajuda com James Rodríguez; entenda

Lateral foi criticado por viagem à Alemanha antes de decisão; agora, é exaltado por papel na negociação com colombiano

O São Paulo está próximo de anunciar o meia colombiano James Rodríguez, segundo informações veiculadas na imprensa nacional e internacional. Companheiro do jogador na época de Bayern de Munique, o lateral-direito Rafinha, capitão do Tricolor, teve papel de “interlocutor” na negociação e tem ajudado o clube a fechar a contratação. Com isso, o defensor ganhou o perdão de parte da torcida após viagem em meio a decisão na Copa do Brasil.

Rafinha foi à Alemanha no último domingo (23) para um jogo festivo de lendas do Bayern, apenas dois dias antes da ida da semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians, fato que irritou torcedores. O jogador voltou no dia seguinte e atuou como titular na derrota por 2 x 1 para o rival na Neo Química Arena.

Agora, com a ajuda de James, o capitão do São Paulo foi perdoado pela torcida. Alguns torcedores até brincaram que, da próxima vez, pagam a viagem à Alemanha. Veja as reações desculpando e exaltando o lateral.

Real Madrid, Bayern, Porto… James Rodríguez tem carreira em grandes clubes do mundo

O meia colombiano é conhecido por seu grande desempenho na Copa do Mundo de 2014, justamente disputada no Brasil. Naquela edição, levou seu país às quartas de final e terminou como o artilheiro com seis gols, sendo um deles uma pintura, recebendo o prêmio Puskás da Fifa de gol mais bonito do ano.

O desempenho no Mundial o levou ao Real Madrid, clube que defendeu 125 vezes com 37 gols e 42 assistências, conquistando duas Champions Leagues. Sem espaço no time espanhol, passou duas temporadas no Bayern, entre 2017 e 2019, emprestado, quando conheceu Rafinha. Na Alemanha foram cinco títulos em 67 partidas.

Antes do atual momento, sem clube, passou por Everton, da Inglaterra, Al-Rayyan, do Catar, e o Olympiacos, da Grécia. Em nenhum desses times somou mais de 30 partidas em uma temporada por questões físicas, fator que pode atrapalhá-lo em uma possível chegada ao São Paulo e adaptação ao calendário brasileiro. Vale salientar que não atua há mais de três meses, quando esteve em campo por 45 minutos pela Campeonato Grego.

James tem espaço no São Paulo atual?

Torcedores nas redes sociais já projetam o time titular com James e incluem até Everton Ribeiro, do Flamengo, e Erick, do Ceará, atletas sondados pelo clube paulista. Nesse momento, o colombiano provavelmente teria espaço na linha de três do 4-2-3-1 montado por Dorival Júnior.

Atualmente, essa linha de meio-campistas é composta por Nestor (ou Michel Araújo), Luciano e Wellington Rato. Durante sua carreira, James Rodríguez atuou como meia pelos dois lados e, principalmente, pelo centro.

Luciano, o meia central da escalação, está suspenso para a volta da semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians, no Morumbi, em 16 de agosto, e o São Paulo busca que o colombiano seja oficializado para atuar como titular. O prazo para inscrição na competição é até o dia 8 do próximo mês.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.