São Paulo: Outra derrota no Brasileirão faz tricolores temerem Z4

Clube paulista perdeu para o Fortaleza em pleno Morumbi e está a quatro pontos da zona de rebaixamento

Em pleno estádio do Morumbi, o Fortaleza bateu o São Paulo por 2 x 1 na noite desta quarta-feira (20). Com o resultado, o Tricolor estacionou nos 28 pontos, tendo vantagem de apenas quatro para o Santos (com um jogo a mais), o primeiro time na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Nas redes sociais, faltando apenas quatro dias para a grande final da Copa do Brasil, os são-paulinos publicaram mensagens de preocupação com a situação do time no Brasileirão.

Apesar de finalista da copa nacional, vencendo a ida da decisão no Maracanã e eliminando os rivais Corinthians e Palmeiras nas fases anteriores, o time de Dorival Júnior tem muita dificuldade quando atua pelo Brasileirão. O último triunfo pelo campeonato de pontos corridos aconteceu há mais de dois meses, em 15 de julho, quando goleou o rival Santos por 4 x 1. Desde lá, soma oito partidas sem vencer, com quatro derrotas e quatro empates.

Pessimistas, os torcedores relatam que a temporada não pode acabar domingo (com ou sem título) e o foco deve ser em se afastar do Z4. Veja algumas das reações negativas dos são-paulinos.

James Rodríguez marca o primeiro, mas recebe críticas após novo pênalti perdido

Considerado uma das principais contratações do ano, o meia colombiano James Rodríguez marcou o único gol são-paulino na partida, aproveitando falha na saída de bola do Fortaleza. Mesmo com o gol, o jogador não foi poupado das críticas, visto que desperdiçou um pênalti quando o jogo estava 1 x 0 para o Leão do Pici.

Anteriormente, James tinha desperdiçado um pênalti que resultou na eliminação do São Paulo na Copa Sul-Americana para a LDU. Os torcedores utilizaram como exemplo a penalidade batida por Martin Lucero, autor do segundo gol cearense na partida.

Tricolor aposta fichas da temporada no domingo

A final deste domingo (24), a partir das 16h (horário de Brasília), pode salvar ou decretar uma temporada desastrosa para o São Paulo – que ainda terá que reagir no Brasileirão. A equipe, ainda com Rogério Ceni, caiu nas quartas de final do Campeonato Paulista e depois, com Dorival, nem lutou pelo campeonato nacional e caiu inesperadamente na Sula.

Ao menos terá a vantagem do empate contra o Flamengo na luta pelo título inédito da Copa do Brasil, competição que no máximo foi vice-campeão, apenas uma vez em 2000, perdendo a decisão para o Cruzeiro.

Mesmo que seja campeão, o São Paulo precisará focar no Brasileirão para nem cogitar o rebaixamento. Para isso, terá duas partidas seguidas no Morumbi contra Coritiba e Corinthians. Na história do Brasileirão, vencedores da Copa do Brasil já foram rebaixados no mesmo ano em que levantaram a taça, casos de Juventude (1999) e Palmeiras (2012).

Próximos jogos do São Paulo

  • São Paulo x Flamengo – Copa do Brasil – Morumbi – 24 de setembro (domingo), às 16h (horário de Brasília);
  • São Paulo x Coritiba – Brasileirão Série A – Morumbi – 27 de setembro (quarta-feira), às 19h (horário de Brasília);
  • São Paulo x Corinthians- Brasileirão Série A – Morumbi – 30 de setembro (sábado), às 18h30 (horário de Brasília).
Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.