O atacante argentino Jonathan Calleri foi o autor do gol solitário na histórica vitória do São Paulo sobre o Flamengo neste domingo (17). A bola na rede deu a vantagem do empate para o Tricolor na volta da final da Copa do Brasil, marcada para o próximo domingo (24), no Morumbi. Apesar disso, o camisa nove do clube paulista viveu altos e baixos na partida, principalmente antes do gol, e naquele momento a torcida não perdoou.
O gol de Calleri que abriu o placar!
Flamengo 0️⃣ x 1️⃣ São Paulo#VamosSãoPaulo 🇾🇪 pic.twitter.com/0kZL7U26XY
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) September 17, 2023
Calleri teve a primeira chance aos 16 minutos, quando antecipou o zagueiro Léo Pereira e completou cruzamento de Rodrigo Nestor, defendido por Matheus Cunha em dois tempos. Esse lance se repetiria, até mesmo no gol. Novamente do meia pela esquerda para o atacante, dessa vez rasteiro, o argentino não conseguiu alcançar a bola e realizar o toque que seria mortal para o Flamengo. A partir desse momento, as redes sociais dos são-paulinos foram inundadas por mensagens negativas direcionadas ao atacante.
Alguns torcedores disseram que o jogador é “pipoqueiro” e “ruim”, havia também ironias com a música dele, mudando a letra para “toca no Calleri que ele perde gol” e até um torcedor dizendo ter saudades do ex-atacante Luis Fabiano. Confira algumas das críticas, antes do gol marcado pelo centroavante tricolor.
Ah mano! Que centroavante horrível esse Calleri! Que saudade de um Luiz Fabiano! Esse cara perde mto gol! Que fdp! #SPFC
— Fernando Souza (@fndsg87) September 17, 2023
Calleri já começou a fazer pipoca?
Ah cara
Pelo amor de Deus
Não perde gol assim gente
Faz falta— Karecon #tricolor (@eliezer_eugenio) September 17, 2023
https://twitter.com/jguiramalho/status/1703494146327970134
Sinceramente, o camisa 9 do São Paulo…
— Pseudo Jornalista (@PJ_FUT) September 17, 2023
TOCA NO CALLERI QUE ELE PERDE O GOL VAI TOMAR NO CU
— . (@zoeraasemfim) September 17, 2023
o desgraçado do calleri mata toda jogada, q filho da puta ruim
— breno (@tristetristao) September 17, 2023
Alguem tira o Calleri
Que jogador ruim— Glauber Vasconcelos (@GlauberVasconc2) September 17, 2023
Tá faltando um atacante
— Rai 28/54 (@Rai54__) September 17, 2023
Após o gol, criado justamente em cruzamento de Nestor e completado por Calleri na segunda trave, tudo virou uma maravilha para o atacante dentre os tricolores e a relação de carinho pelo argentino voltou aos trilhos. Teve até “fila” para pedir desculpas para o jogador.
FILA PARA PEDIR DESCULPAS PARA O CALLERI:
moreira— moreira (@moreirazwy_) September 17, 2023
Peço desculpas Calleri por tudo que já te xinguei https://t.co/ttR4j8gStj
— ☄️Guuuhˢᵖᶠᶜ☄️ (@guuuzin10) September 17, 2023
Sim Calleri eu voltei a te amar, MEU 9, MEU AMOR, MEU ATACANTE pic.twitter.com/zhkyUkIidq
— Hoje é SAIA DORIVAL 50/46(Tu é muito pika Arboleda (@278Tk) September 17, 2023
CALLERI SEU GOSTOSO!!! OBRIGADO POR REPRESENTAR A FORÇA DO SÃO PAULO, A PROPÓSITO, OBRIGADO TAMBÉM PELA SURRA NO FLAMENGO #FLAxSAO #flamengo #saopaulo #gol #CopaDoBrasil2023 pic.twitter.com/b44Hqls1yQ
— Wandinha Addams (@wandinhazinha) September 17, 2023
Gol pode fazer Calleri dar volta por cima em momento negativo – dentro e fora dos gramados
Calleri confidenciou sua solidão no Brasil em entrevista ao programa “Botines Sensibles”. O atacante mora sozinho em São Paulo e, após o término com a namorada, sentiu-se deprimido. Depois da vitória sobre o Santos, ainda em julho, quando marcou dois gols e fez seu time vencer por 4 x 1, o argentino chegou em casa e estava solitário, sem ninguém para celebrar ou compartilhar.
– Fui o destaque no clássico, fiz dois gols, e senti que não era feliz. Chegar na minha casa e estar sozinho e me sentir sozinho, e não me importava a figura que havia sido há três horas. Não me importava que os jornais falavam sobre o ‘Calleri fazer dois gols em clássico outra vez'. Nesse dia eu me tornei o argentino com mais gols na história do São Paulo e o segundo estrangeiro com mais gols na história do São Paulo, e não me importava, entende? A única coisa que queria era me sentir bem, e não me sentia bem – desabafou o atleta, que completou:
– No futebol estava bem, mas cheguei na minha casa, uma casa grande, onde antes estava cheia de gente, e cheguei e não escutava ninguém – concluiu.
O gol de hoje deu a artilharia do São Paulo no ano para o argentino, agora com 11 bolas nas redes, uma na frente de Luciano.
São Paulo dá passo importante para título inédito da Copa do Brasil
O máximo que o São Paulo conseguiu na Copa do Brasil foi um vice, em 2000, ao ser superado pelo Cruzeiro. Agora, o Tricolor deu um passo gigante e se aproximou de levantar pela primeira vez na história a taça nacional. Para além do resultado, a atuação sóbria do time de Dorival Júnior chama atenção e mostra a maturidade desse elenco.
No Morumbi, na próxima semana, o time precisa apenas de um empate, mas não espere isso do Tricolor. Se na primeira etapa, em pleno Maracanã, a equipe paulista dominou a posse (61% x 39%) e saiu vencendo após empilhar chances, na sua casa deve ser muito próximo disso, ainda mais empurrado pelos mais de 60 mil torcedores.