Até esta quarta-feira (27), o São Paulo não publicou nenhuma mensagem sobre a morte do torcedor Rafael Garcia, de 32 anos, ocorrida no último domingo (24) durante a comemoração do título da Copa do Brasil nos arredores do estádio do Morumbi. A omissão de qualquer posicionamento do clube promoveu a ira de uma parte da torcida são-paulino no X, antigo Twitter, e a hashtag de apoio “Justiça por Rafael” foi levantada.
Um dos posts do time do Morumbi nas redes sociais foi inundado pelas mensagens com a hashtag e cobranças. “O clube deve isso aos seus torcedores”, escreveu um são-paulino. Outro questionou a falta até de uma simples nota de pesar.
Confira algumas das críticas dos torcedores tricolores ao clube.
Queremos posicionamento sobre o caso Rafael, o clube deve isso aos seus torcedores
— CAMPEÃO DE TUDO 🏆🇾🇪 (@nascimentospfc_) September 27, 2023
Atacaram a torcida sem nenhum motivo.. Estragaram a festa
Só esperaram os jogadores sair..— Vtr mv (@VituMarianov) September 27, 2023
— Santigas (@spfc30beck) September 27, 2023
— Rafael 🇾🇪 (@passoKa92) September 27, 2023
Uma pena que nem todos vão poder responder esse censo e tem gente que segue fingindo normalidade. #JusticaPorRafael
— Lucas Manetta (@LucasManetta) September 27, 2023
Domingo o São Paulo perdeu mais um torcedor pra violência policial, não vão falar nada?#JustiçaPorRafael
— gabyzz (@gabyzzspfc) September 27, 2023
que tal falarem do São Paulino Rafael covardemente assassinado? deixem as pesquisas pra depois
— myrellaˢᵖᶠᶜ ⚢ (@merelinha) September 27, 2023
estamos mais preocupados com #JustiçaPorRafael
— Luccas 💼🪐📺🦮 (@RudeBoyLuccas) September 27, 2023
Uma tristeza que o nosso irmão Rafael Garcia não vai botar se registrar, pois foi brutalmente assassinado!!
A porra do clube não lança uma simples nota de pesar. Pqp!!— Martinho da Silva (@PassoReizin) September 27, 2023
Rafael foi homenageado antes de jogo contra Coritiba
Antes da partida entre São Paulo e Coritiba, disputada hoje no Morumbi, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem a Rafael. Os são-paulinos presentes respeitaram a homenagem.
Como morreu o torcedor do São Paulo?
Antes, durante e depois do jogo ocorreram confrontos entre a Polícia Militar e torcedores do São Paulo nos arredores do Morumbi – que estava interditado apenas para fãs com ingresso para a final. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), são-paulinos tentaram invadir um local restrito e, quando foram impedidos pela polícia, começaram a atirar objetos nos PMs, ferindo oito membros da corporação.
Ainda segundo a SSP, os policiais no local responderam ao tumulto com itens não letais, como jatos d'água e bombas de efeito moral. Assim que os torcedores se dispersaram, Rafael Garcia foi encontrado caído, com um ferimento de arma de fogo na cabeça. Os agentes socorreram o são-paulino, mas ele não resistiu.
Rafael tinha deficiência auditiva e era integrante da ala “Surdos e Mudos tricolores” da torcida Independente, a principal organizada do clube. O corpo do são-paulino foi velado na última terça-feira (26) em Itapevi, região metropolitana de São Paulo.
Ao contrário do clube, a Independente se posicionou, lamentou a morte do torcedor nas redes sociais e cobrou um esclarecimento das autoridades de como ocorreu o assassinato. “Não sabemos o que ocorreu e aguardamos o total conhecimento dos fatos, para as devidas responsabilizações”, escreveu a torcida organizada. Veja abaixo a nota completa.