Antecipadamente, a equipe feminina sub-17 do Santos está competindo pelo Paulistão da categoria. Contudo, mais um torneio terá a presença das Sereinhas da Vila. Desta vez, a Liga de Desenvolvimento de Futebol Feminino contará com as categorias sub-14 e sub-16 do clube. A saber, os grupos já estão definidos, com estreia prevista para o início de dezembro.

Liga de Desenvolvimento de Futebol

A saber, o torneio teve sua última edição realizada em 2019. De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), cada competição conta com oito times, divididos em dois grupos de quatro integrantes cada. No sub-14, o Centro Olímpico defenderá o título diante do Criciúma, Grêmio, Minas Brasília, Internacional, Ferroviária, Santos e Chapecoense.

Por outro lado, no sub-16, o Internacional detém o último título e encara Palmeiras, Fluminense, São Paulo, Chapecoense, Ferroviária, Vasco e Santos. Portanto, as Sereinhas da Vila terão duas oportunidades para a conquista do troféu. Além das duas categorias femininas, Conmebol e CBF proporcionaram uma categoria Sub-13 Masculina.

Como será realizada?

Conforme informado pela CBF, as equipes se enfrentam entre si, dentro de seus grupos e em turno único. Em seguida, classificam-se o 1º e 2º colocados para as semifinais. Contudo, na fase de mata-mata os confrontos se invertem: ou seja, o 1º colocado do A enfrenta o 2º colocado do Grupo B, e o 1º colocado do Grupo B encara o 2º colocado do Grupo A. Ademais, haverá disputa de 3º lugar.

Santos conhece adversárias

Com os grupos definidos, as Sereinhas da Vila já sabem quem irão enfrentar na primeira fase da Liga. As meninas do Sub-14 encaram Internacional, Ferroviária e Chapecoense. Caso avancem às semis, podem enfrentar Centro-Olímpico, Criciúma, Grêmio ou Minas Brasília.

Em contrapartida, as meninas do Sub-16 disputam a classificação com Chape, Ferroviária e Vasco. Na sequência, podem encontrar Inter, Palmeiras, São Paulo e Fluminense.

A princípio, a estreia do Sub-14 do Santos está prevista para 6 de dezembro, às 9h45, diante do Internacional. Por outro lado, as Sereinhas do Sub-16 estreiam no mesmo dia, às 16h (ambos pelo horário de Brasília), contra a Ferroviária.

Foto Destaque: Divulgação/ Pedro Ernesto Guerra Azevedo/ Santos F.C.

Thaynara Bernardo
Apaixonada por futebol desde os 10 anos, encontrei no jornalismo uma forma de me conectar com essa grande paixão. Na faculdade, desenvolvi trabalhos que me tornaram uma profissional versátil, com fácil adaptação e que adora novos desafios. Espero que um dia eu consiga o meu lugar no jornalismo esportivo!