O Santos enfim deu uma resposta para seu torcedor e voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. No último domingo (20), o Peixe bateu o Grêmio, de virada, por 2 a 1, e deu fim à sequencia negativa de cinco jogos sem triunfo. Antes criticado por boa parte dos alvinegros, o técnico Diego Aguirre foi um dos personagens mais elogiados pelos santistas após a partida na Vila Belmiro.
Dentre os principais motivos que fizeram o treinador uruguaio cair nas graças da torcida do Santos, um em especial chamou a atenção: a comemoração efusiva do comandante após o gol de Julio Furch, que acabou decretando a virada do Peixe. Aguirre vibrou muito e abraçou alvinegros que assistiam ao jogo nas arquibancadas próximas do banco de reservas. Confira algumas reações:
ESTÁ PROIBIDO NÃO GOSTAR DE DIEGO AGUIRRE pic.twitter.com/CBiGmKY4Rr
— SANTOS MIL GRAU 21/45 (@PeixaoMilGrau) August 20, 2023
Quem não empolgou é completamente maluco da cabeça.
Desde o início Aguirre bateu na tecla de que precisava de uma vitória para mudar o rumo do Santos. De que viu o vestiário muito receoso e desconfiado.
A VITÓRIA VEIO!
AGUIRRE ABRE O TREINO PRA NÓS POR FAVOR CARA
— Gabriela Arantes Brino (@gabbsbrino) August 20, 2023
OLHA O SORRISO DESSE HOMEM
TE ADORO PROF AGUIRRE— laurete💋 (@l4urabotelh0_) August 21, 2023
Índice
Substituições de Aguirre surtem efeito
Além do carisma de Diego Aguirre no momento da comemoração do gol, outro fator foi bastante elogiado pelos torcedores: as substituições. No segundo tempo, o uruguaio lançou dois jogadores que acabaram sendo fundamentais para a virada do Santos.
Yeferson Soteldo e Julio Furch entraram. E no apagar das luzes, aos 90 minutos de jogo, o meio-campista venezuelano serviu o atacante argentino, que só teve o trabalho de empurrar para as redes e decretar a vitória do Peixe.
Aguirre projeta ‘nova era’ no Santos
O torcedor do Santos teve mais um motivo para comemorar no fim de semana. Após o jogo contra o Grêmio, Diego Aguirre concedeu entrevista coletiva e projetou o início de uma ‘nova era’ no Alvinegro Praiano. Feliz com a vitória heroica, o treinador disse que o triunfo representou um recomeço do Peixe no Campeonato Brasileiro.
“Estou feliz porque fizemos um grande jogo. Tínhamos a necessidade da vitória. Tínhamos falado na palestra antes do jogo que começava hoje uma nova etapa. O primeiro turno foi, e as coisas negativas têm que ser deixadas para trás. Começar um novo campeonato para nós. Os jogadores jogaram bem, mas, o mais importante, foi a atitude, a entrega, a intensidade com que se entregaram. Aconteceram muitas coisas na semana. Acho que foram boas. Espero e imagino que seja o começo de uma etapa positiva que temos que visualizar”, disse Aguirre.

Situação do Santos no Brasileirão
Com a vitória sobre o Grêmio, o Santos chegou aos 21 pontos, porém se manteve na 17ª colocação do Brasileirão. O Bahia goleou o Red Bull Bragantino na rodada e impediu que o Peixe o ultrapassa-se na tabela de classificação. As equipes estão empatadas na pontuação, contudo o Alvinegro Praiano acaba ficando abaixo por conta dos critérios de desempate.
O Vasco, que também ganhou na rodada, tem 16 pontos e é o 18º. Coritiba (14 pontos) e América-MG (10 pontos) completam a zona de rebaixamento.
Próximos jogos do Santos
Apenas com o Brasileirão para disputar até o fim da temporada, o Santos de Diego Aguirre volta a campo no próximo domingo (27), quando enfrenta o Atlético-MG, pela 21ª rodada. A bola rola a partir das 18h30 (horário de Brasília), e a tendência é que a partida aconteça na Arena MRV, nova casa do Galo. Veja a sequência de compromissos do Peixe:
- Atlético-MG x Santos – Campeonato Brasileiro – Arena MRV – domingo (27/8), às 18h30 (horário de Brasília);
- América-MG x Santos – Campeonato Brasileiro – Arena Independência – domingo (3/9), às 18h30 (horário de Brasília);
- Santos x Cruzeiro – Campeonato Brasileiro – Vila Belmiro – quarta-feira (13/9), às 21h30 (horário de Brasília)