Sampaoli dá dica para “melhorar” o nível do futebol brasileiro

O técnico Jorge Sampaoli é um cara rodado, com experiência. Na Seleção Chilena conquistou Copa América, disputou uma Copa do Mundo e enfrentou diversos países. Por clubes, esteve no futebol espanhol com o Sevilla em duas oportunidades e no francês pelo Olympique de Marselha, além de clubes na América do Sul, como Emelec, do Equador, Universidad, do Chile, e o Sporting Cristal, do Peru.

No Brasil, os trabalhos desenvolvidos foram no Santos e AtléticoMG antes da chegada ao Flamengo. Com toda essa bagagem e conhecimento, Sampaoli apontou o que pode melhorar o nível do Campeonato Brasileiro, competição que considera a mais interessante que dirigiu.

A diferença do futebol mundial para o Brasil é a importância para o gramado. Falei na Europa, na França, na Espanha, que o torneio mais interessante que dirigi foi o Brasileirão, porque é mais competitivo. Só que o campo de jogo não melhora à altura do futebol brasileiro. O passo adiante para melhorar o futebol desse país é dar atenção ao gramado“, analisou o técnico argentino em entrevista coletiva após a vitória por 8 x 2 sob o Maringá-PR.

A partida aconteceu no Estádio do Maracanã, palco de cinco jogos em sete dias, recebendo como mandante, além do Flamengo, Vasco e Fluminense.

Nesse momento, o Vasco tenta gerir o estádio para poder mandar seus jogos por lá. Entretanto, o Governo do Rio de Janeiro deu decisão favorável aos rivais Flamengo e Fluminense para utilização do Maracanã por mais 180 dias. O Cruzmaltino irá recorrer da decisão.

Fla e Flu alegam que mais um clube como mandante no estádio pode aumentar o desgaste do gramado, ponto exatamente tocado por Sampaoli. A ver como serão os próximos capítulos para saber quais clubes terão o Termo de Permissão de Uso (TPU) do Maracanã.

O Templo do Futebol volta a receber o Flamengo para o “Clássico da Rivalidade” contra o Botafogo. O jogo acontece no domingo (30) pela 3ª rodada do Brasileirão.

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.