Quem o São Paulo enfrenta na Copa do Brasil?

O São Paulo conheceu seu adversário na 3ª fase da Copa do Brasil 2023 nesta quarta-feira (29). O Tricolor Paulista enfrenta o Ituano pela competição milionária da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O jogo de ida acontece em 12 de abril, no Morumbi. Depois, o Estádio Doutor Novelli Junior recebe os times no dia 26. Quem avançar garante R$ 3,3 milhões.

Vale destacar que o São Paulo vai em busca do seu primeiro título na Copa do Brasil. Até hoje, a melhor colocação do time do Morumbi foi o vice-campeonato em 2000. As melhores campanhas do Ituano foram em 2005 e 2015, quando chegou nas oitavas de final e perdeu para Atlético Mineiro e Internacional, respectivamente.

Retrospecto São Paulo x Ituano

As equipes paulistas se enfrentaram esse ano pelo Campeonato Estadual. Na ocasião, logo na primeira rodada, o time de Itu segurou o 0 x 0 com o Tricolor em pleno Morumbi, que vaiou os mandantes. Atualmente, o time da capital defende invencibilidade de seis jogos com três vitórias e três empates. A última vitória do Ituano aconteceu em 2018, na fase de grupos do Paulistão.

LEIA TAMBÉM:

O retrospecto geral é amplamente favorável ao São Paulo. Em 27 jogos, o Tricolor venceu 15 partidas contra apenas quatro do Ituano. São 45 gols contra apenas 25. Ainda aconteceram oito empates. Como o Galo de Itu nunca chegou a primeira divisão do Campeonato Brasileiro, quase todos os confrontos foram pelo estadual.

As exceções no confronto são pela única edição do Supercampeonato Paulista, que reuniu o vencedor do Rio-São Paulo e do Campeonato Paulista (que não tinham os quatro grandes). Na partida de ida, empate em 2 x 2. Já no Morumbi, o Tricolor atropelou o Ituano ao vencer por 4 x 1.

Foto destaque: reprodução/ Marcello Zambrana/ Iconsport

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.