O sorteio da fase de grupos da Copa Sul-Americana 2023, realizado na última segunda-feira (27), colocou o Tigre, da Argentina, no caminho do São Paulo. Os times estão no Grupo D, que ainda conta com Deportes Tolima, da Colômbia, e Puerto Cabello, da Venezuela. O Tricolor volta a enfrentar o time argentino 11 após a fatídica final de 2012, que ficou marcada por polêmicas e muita confusão, mas que acabou coroando o clube paulista como campeão.
Índice
Relembre o confronto de 2012
Após empate sem gols na partida de ida, disputada na Argentina, São Paulo e Tigre decidiram a finalíssima da Copa Sul-Americana de 2012 no Morumbi. Diante de mais de 65 mil torcedores, o Tricolor fez excelente primeiro tempo e foi para o intervalo vencendo por 2 x 0. Atrás no marcador e sem perspectiva dentro de campo, os visitantes apelaram para violência, abusando de entradas mais duras em jogadores brasileiros. Lucas Moura, atualmente no Tottenham, chegou a ficar com o nariz sangrando por conta de uma cotovelada recebida.
A confusão se tornou generalizada quando o meia-atacante ofereceu de maneira irônica ao lateral-esquerdo Orban o algodão que usou para estancar o sangramento. O atleta argentino não gostou da provocação e partiu para cima da cria do São Paulo. Foi então que um tumulto se iniciou na saída do campo até o vestiário. Minutos mais tarde, o Tricolor subiu o gramado para a realização do segundo tempo, mas o Tigre se recusou a voltar para o duelo. Segundo os jogadores argentinos e o técnico Nestor Gorosito a polícia militar presente no estádio teria ameaçado a delegação visitante com armas de fogo.
Depois de uma espera de 30 minutos o árbitro chileno Enrique Osses encerrou o confronto por W.O. e o São Paulo foi decretado campeão. Dirigentes do Tigre protestaram bastante no gramado do Morumbi enquanto elenco e comissão técnica são-paulina comemoravam o troféu inédito na história do clube.
https://twitter.com/SaoPauloFC/status/1640514860583645185?s=20
Tigre x São Paulo: reencontro com data marcada
O aguardado reencontro de Tigre e São Paulo se aproxima. As equipes se enfrentam na semana do dia 5 de abril, na Argentina, em partida válida pela 1ª rodada do Grupo D da Copa Sul Americana. Posteriormente, na semana de 28 de junho, o Tricolor recebe os hermanos no Morumbi, pelo último compromisso do grupo.
Veja abaixo o cronograma de jogos do São Paulo na Sul-Americana:
- Semana de 5 de abril: Tigre-ARG x São Paulo
- Semana de 19 de abril: São Paulo x Academia Puerto Cabello-VEN
- Semana de 3 de maio: Tolima-COL x São Paulo
- Semana de 24 de maio: Academia Puerto Cabello-VEN x São Paulo
- Semana de 7 de junho: São Paulo x Tolima-COL
- Semana de 28 de junho: São Paulo x Tigre-ARG
Foto destaque: Divulgação/Ppg/Icon Sport