Quem o Corinthians enfrenta na Copa do Brasil?

O Corinthians vai em busca do tetra da Copa do Brasil na edição de 2023. O primeiro desafio foi sorteado nesta quarta-feira (29) e será o Remo, do Pará. A partida de ida acontece entre 11 e 13 de abril, no Mangueirão. Enquanto, o jogo de volta será na Neo Química Arena, entre 25 e 27 do mesmo mês.

Os times não se enfrentam desde 1996. Na época, Corinthians e Remo jogaram justamente pela Copa do Brasil. A primeira partida terminou 0 x 0 em São Paulo. No segundo jogo, o Leão vencia até os últimos minutos. Até que o atacante Castor, do time paraense, fez um gol bizarro ao finalizar contra própria meta tentando afastar a bola. O Timão avançou pelo tento de casa. Por isso, o time do Pará busca a revanche em cima dos paulistas em 2023.

Especialista na copa nacional, o Corinthians levou o título em 1995, 2002 e 2009, além de quatro vices, incluindo o de 2022 contra o Flamengo. Já o Remo foi semifinalista da Copa do Brasil em 1991, até hoje a melhor campanha de um time do Norte do país. Naquela ocasião, o Leão passou por Rio Branco-AC, Vasco, Vitória e parou no Criciúma, que terminou como campeão.

Retrospecto geral Corinthians x Remo

Além dos dois empates pela Copa do Brasil de 1996, as equipes ainda tiveram uma igualdade pelo Campeonato Brasileiro de 1972, o primeiro confronto considerado oficial.

LEIA TAMBÉM:

O Remo venceu duas vezes por 1 x 0 nos Brasileiros de 75 e 80. O Timão descontou no nacional de 1976, ao trinfar por 3 x 0. A contagem corintiana ainda considera um amistoso em 1955, quando os paulistas golearam por 4 x 0, além de outra vitória pela contagem mínima, dessa vez pelo Triangular de Belém de 1986.

Foto destaque: reprodução/ Marco Galvão/ Iconsport

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.