Após o terceiro vice-campeonato, com direito a goleada, por 4 x 1, do rival, Fluminense, o Flamengo optou pela saída do português Vitor Pereira do comando técnico da equipe. Já na última sexta-feira (14), três dias após a demissão de VP, o clube da Gávea anunciou Jorge Sampaoli como substituto.
O Clube de Regatas do Flamengo comunica que assinou acordo com o técnico Jorge Sampaoli para dirigir o elenco de futebol profissional até 31 de dezembro de 2024.#CRF
— Flamengo (@Flamengo) April 14, 2023
O técnico argentino desembarcou no Rio de Janeiro neste domingo (16), o que levantou a dúvida aos torcedores rubro-negros: quando Sampaoli estreia pelo Flamengo?
Confira quando pode ser a estreia de Sampaoli no Flamengo
Sampaoli estará hoje no Maracanã para acompanhar a partida entre Flamengo x Coritiba. Porém, o ex-Atlético-MG e Santos assistirá das tribunas.
A expectativa de estreia do técnico argentino fica para próxima quarta-feira (19), quando o Mengão recebe o Ñublense, do Chile, no Maracanã, às 21h30 (horário de Brasília), pela Copa Libertadores 2023.
O Rubro-Negro precisa se recuperar, visto que perdeu a partida de ida, ainda sob o comando de Vitor Pereira, por 2 x 1, frente ao Aucas, do Ecuador, fora de casa. O Racing, da Argentina, lidera o grupo atualmente.
Relembre a trajetória de Sampaoli
Sampaoli vem de trabalho muito abaixo pelo Sevilla. Em 31 partidas, venceu 13, empatou seis e perdeu 12 vezes. Aproveitamento que deixou a equipe espanhola na briga pelo rebaixamento e fez o treinador ser demitido em 21 de março.
O argentino iniciou sua carreira como técnico em 1997, mas tornou-se conhecido após bom trabalho na Universidad do Chile, onde venceu a Copa Sul-Americana de 2011. O sucesso no território chileno o levou a seleção nacional entre 2012 e 2016, quando conquistou a primeira taça da história do país, a Copa América.
Na sequência, treinou Sevilla, a Argentina durante a Copa do Mundo de 2018, Santos, Atlético-MG e o Olympique Marselha, da França, último clube antes de retornar ao time espanhol novamente.
No recorte do futebol brasileiro, foram 109 jogos entre Atlético e Santos, com 61 vitórias, 23 empates, 25 derrotas. As equipes de Sampaoli marcaram 182 gols e sofreram 104 sofridos. O argentino conquistou apenas o Campeonato Mineiro em 2020.