Em seu primeiro jogo na história da Copa Libertadores, o Aucas surpreendeu e venceu o Flamengo, por 2 x 1, de virada, na noite desta quarta-feira (5). Os atuais campeões da América não tiveram ritmo para os 2800 metros acima do nível do mar no Estadio Gonzalo Pozo Ripalda, em Quito, no Equador.
Índice
Assista aos melhores momentos de Aucas x Flamengo
1º tempo: Matheus França garante vantagem em golaço
O técnico Vitor Pereira optou pela mudança de quase todo o time titular para partida contra os equatorianos. O Mengo começou mais com a bola, porém com nenhuma chance criada, assim como o Aucas.
Até que aos 10 minutos, os mandantes escaparam pelo lado direito e o zagueiro Pablo fez uma falta e ganhou um cartão amarelo. Na cobrança, o meia Otero, ex-Corinthians e Atlético-MG, bateu em cima do goleiro Santos, que tocou com a ponta dos dedos e afastou a bola para o travessão.
O Flamengo respondeu pouco minutos depois, em boa jogada pelo meio que encontrou Gabi para finalizar dentro da área. Mas o chute foi no meio do gol. O Aucas voltou a assustar logo na sequência, após lançamento pela direita, cruzamento para trás e Jhonny Quinonez aparecendo como surpresa para concluir de longe, obrigando Santos a cair e encaixar.
A partida seguiu equilibrada até que os visitantes abriram o placar. Pablo serviu Matheus França pelo meio, com todo espaço do mundo. O jovem flamenguista driblou um, dois, invadiu a área e quando chegou o terceiro deu um biquinho na bola, que encontrou as redes.
2º tempo: em grande jogo, equatorianos viram a partida
Buscando o empate, o Aucas precisou de apenas dois minutos para assustar os brasileiros. Lançamento pela direita do ataque, Quiñonez cruzou rasteiro, em direção ao atacante Jhon Cifuente, mas Pablo apareceu antes para cortar e evitar o gol adversário. Pouco tempo depois, Otero fez grande jogada pelo meio e serviu Cifuntes, de frente para o gol, que não conseguiu chegar na bola a tempo para finalizar corretamente.
O atacante de novo teria uma bola oportunidade, dessa vez na meia lua, onde chutou e fez Santos tirar para escanteio. O goleiro flamenguista trabalharia de novo logo na sequência, em defesa de dois tempos após escanteio.
O domínio dos donos da casa seria recompensado na sequência. Aos 12, Otero lançou Erick Castillo, que em extrema velocidade partiu para cima do Pablo, cortou para o meio e bateu rasteiro, direto às redes. O técnico VP decidiu mudar logo na sequência, com as entradas dos titulares Airton Lucas, Varela e Gerson.
Muito ligado no jogo, o Aucas não demoraria a virar. Roubada no campo de ataque, Castillo recebeu e adiantou em cima da defesa do Flamengo, que ficou postada. O atacante chegou em cima do Santos e bateu por baixo das pernas. Porém, o VAR chamou o árbitro do jogo, que anulou o gol por uma falta na roubada de bola.
A partida esfriou, mas voltou a esquentar faltando quase cinco minutos. Lançamento no meio da defesa do Fla, Roberto Ordóñez apareceu de frente para o goleiro e fez de cobertura. Na altitude, os brasileiros tentaram, mas não conseguiram empatar a partida.
https://twitter.com/Aucas45/status/1643764273921892353
Aucas x Flamengo – E agora?
O Mengão retorna a campo no próximo sábado (8) contra o Fluminense pelo jogo de volta do Campeonato Carioca. Já os equatorianos recebem o Emelec pelo campeonato nacional. Na Libertadores, o Flamengo enfrenta o Ñublense em 19 de abril. Um dia depois, é a vez do Aucas visitar o Racing, na Argentina.