Um grupo de torcedores do Cruzeiro foi até o aeroporto de Confins, na manhã desta segunda-feira (28), em Belo Horizonte, protestar contra a má fase do time. A manifestação ocorre um dia após a derrota acachapante por 3 a 0 para o Grêmio, na Arena do Grêmio, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, e dois dias depois do protesto em frente à Toca da Raposa 2, centro de treinamento celeste.
Apesar da presença dos cruzeirenses, um esquema de segurança foi montado pela Polícia Militar, o que não permitiu que os torcedores se aproximassem dos atletas, que desembarcaram e se dirigiram diretamente ao ônibus do clube, que os aguardava.
Circula nas redes sociais um vídeo onde torcedores xingam e cobram, de longe, os jogadores. Nenhum dos atletas, dirigentes ou membros da comissão técnica esboçou qualquer reação ou se aproximou para falar com os cruzeirenses presentes. Veja o vídeo:
🚨 Após derrota, alguns torcedores do Cruzeiro foram protestar no desembarque dos jogadores em Belo Horizonte.
Segundo relato, havia muitos PMs no local, por isso atrapalhou os planos e não deu para protestar direito.#conexaocruzeiro pic.twitter.com/zaNNntnmfa
— ConexãoCEC (@conexaocec) August 28, 2023
Protesto da torcida do Cruzeiro na Toca da Raposa 2
A torcida do Cruzeiro realizou um protesto, no sábado (26), em frente a Toca da Raposa 2. A manifestação, convocada pela Máfia Azul, maior torcida organizada celeste, teve como motivação a má fase da equipe mineira, que venceu apenas dois de seus últimos 17 jogos na temporada.
Um grande número de cruzeirenses, tanto torcedores organizados quanto “comuns” compareceram ao protesto, que foi pacífico e teve como principal alvo o centroavante Gilberto. O atacante, que vive má fase e marcou somente seis gols em 30 jogos no ano de 2023, despertou a ira da torcida do Cruzeiro após perder a bola que resultou no gol de empate do Corinthians no apagar das luzes da partida do último dia 19 de agosto, entre mineiros e paulistas, no Mineirão.
— Ah que bom seria se o Gilberto voltasse pra Bahia.
Torcedores do Cruzeiro em protesto na Toca da Raposa 2, neste sábado (26)
🚨Atacante Gilberto atacado
“Ah que bom seria se o Gilberto voltasse pra Bahia”, cantam os torcedores pic.twitter.com/MGqSpCq5zB
— Maic Costa (@omaiccosta) August 26, 2023
Além de Gilberto, o meia Nikão foi um dos jogadores cobrados pela torcida. A diretoria celeste também foi criticada. Ronaldo Fenômeno, dono da SAF do Cruzeiro, foi citado em um cântico.
— Ô, Ronaldo tem dinheiro mas não compra jogador.
Torcida do Cruzeiro durante protesto
“Ronaldo tem dinheiro mas não compra jogador”. Sobrou para o dono da SAF do Cruzeiro 👇🏽 pic.twitter.com/Dr7nqass2H
— Maic Costa (@omaiccosta) August 26, 2023
O protesto foi marcado para às 9h30 da manhã, 30 minutos antes do horário marcado para treinamento do Cruzeiro no sábado. Mesmo com a torcida chegando antes dos jogadores, nenhum atleta passou pela portaria da Toca 2, local onde se concentraram os cruzeirenses.
Durante a manifestação, a situação não mudou e nenhum jogador ou dirigente do Cruzeiro foi ao encontro dos torcedores, fato que foi cobrado pelos presentes, que pediram “satisfação” do momento ruim da equipe. O momento em que jogadores e torcida estiveram mais próximos foi durante a saída do ônibus que levou a delegação celeste ao Aeroporto de Confins, de onde a Raposa pega voo para Porto Alegre.
Durante a passagem do ônibus, que saiu escoltado pela Polícia Militar, o coro por melhores resultados cresceu. Ainda assim, não houve parada para diálogo.
Lideranças da torcida afirmaram que as cobranças passaram a acontecer com maior intensidade a partir de agora e prometeram recepcionar os jogadores no Aeroporto de Confins, para mais cobranças, em caso de derrota para o Grêmio na partida deste domingo (27).
Veja vídeos do protesto da torcida do Cruzeiro
🚨PROTESTO
Torcida do Cruzeiro realiza protesto contra o momento ruim do time, que venceu dois de seus últimos 15 jogos. Cruzeirenses começam a se concentrar em frente ao portão principal da Toca da Raposa 2. Tem treino marcado para às 10h. pic.twitter.com/bhM2rPEHN3
— Maic Costa (@omaiccosta) August 26, 2023