Pepa atinge marca simbólica pelo Cruzeiro com aproveitamento superior ao de Pezzolano em 2023; confira números

Na noite da última quarta-feira (17), o Cruzeiro ficou no 1 x 1 com o Grêmio, fora de casa, em jogo válido pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Esta foi a 10ª partida do técnico Pepa à frente da Raposa. E o treinador português ostenta bons números no cargo, superiores inclusive ao de Paulo Pezzolano, ex-treinador da equipe, em 2023.

Eliminado nas semifinais do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro apresentava desempenho irregular com Pezzolano no comando. Após o uruguaio se desligar do clube, o Cabuloso foi atrás de Pepa. Cerca de 50 dias depois da estreia oficial, o português tem aproveitamento de 63% na Raposa. Em 10 jogos, são seis vitórias, três derrotas e um empate. No período, foram 17 gols marcados e nove sofridos.

Campeão da Série B do ano passado com o Cruzeiro, Paulo Pezzolano não conseguiu fazer o time celeste engrenar em 2023. Em 10 jogos com o treinador uruguaio, a Raposa obteve três vitórias, quatro derrotas e três empates, o que representa um aproveitamento de 40%. Ao todo, foram 12 gols marcados e 11 sofridos. Após a troca de técnico, o Cabuloso apresentou um crescimento de 57,5% nos pontos disputados.

https://twitter.com/Cruzeiro/status/1658992304508526593?s=20

Pepa e a melhora do Cruzeiro

Mais do que os resultados, Pepa melhorou também o desempenho e o astral do Cruzeiro em campo. Raça, vontade, disposição e compromisso tático são características marcantes do trabalho do português. Com uma defesa sólida e um ataque goleador, o novo comandante fez a equipe largar bem no Campeonato Brasileiro (4º lugar) e conseguir o empate em Porto Alegre, no jogo de ida das oitavas da Copa do Brasil, contra o Grêmio.

Depois do empate no Sul pelo mata-mata nacional, o Cruzeiro de Pepa agora volta as atenções para o Campeonato Brasileiro. Na próxima segunda-feira (22), o Cabuloso enfrenta o Cuiabá, a partir das 20h (horário de Brasília). A tendência é que a partida, válida pela 7ª rodada, ocorra na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.