No próximo sábado (29), acontece o Derby Paulista entre Palmeiras e Corinthians pelo Campeonato Brasileiro. As equipes entram em campo às 18h30 (horário de Brasília) em situações distintas. Enquanto o Timão não definiu nem quem estará a beira do campo como técnico, se Fernando Lázaro ou Danilo, o Palmeiras só foi derrotado duas vezes na temporada.
Sob comando de Abel Ferreira, o Verdão venceu 15 dos 22 jogos em 2023, além de cinco empates e as duas derrotas, uma para o Água Santa na ida da decisão do Paulistão, em que terminou campeão, e a outra com a equipe reserva na altitude da Bolívia contra o Bolívar. Até aqui são 40 gols marcados, média superior a dois por partidas, e 19 sofridos. Por outro lado, em momento turbulento, o Corinthians viu Tite recusar o comando técnico do time e segue sem treinador.
Para piorar o cenário do clube de Itaquera no clássico paulista, o Palmeiras terá o retorno de Raphael Veiga, líder em assistências da equipe em 2023 com seis passes e terceiro jogador com mais gols (cinco). O meia treinou normalmente na última quinta-feira (27) e pode voltar aos gramados após 20 dias afastado.
Preparação 🔛 pro Derby! 💪
Com Veiga treinando normalmente, quinta-feira de trabalho técnico na Academia de Futebol ➤ https://t.co/cqvn3ndWrN#AvantiPalestra pic.twitter.com/8LI9gjnGXo
— SE Palmeiras (@Palmeiras) April 27, 2023
Veiga sentiu a coxa direita na partida contra o Água Santa, pela volta da final do Paulistão. Desde lá, ficou fora dos jogos contra Tombense–MG (duas vezes), Cuiabá, Cerro Porteño, do Paraguai, e Vasco.
Já Marcos Rocha, lateral-direito titular, teve uma lesão na coxa esquerda após pancada no jogo contra a Tombense e iniciou o tratamento no departamento médico do Palmeiras, ficando de fora do clássico com o Corinthians. O garoto Gustavo Garcia, de apenas 19 anos, deve ser o titular no lugar do experiente defensor.
Vale destacar que Bruno Tabata, fora dos gramados desde 19 de março, avançou na transição física e voltou a trabalhar com bola no CT. Porém, o meia ainda não estará disponível na próxima partida.
Além de Rocha e Tabata, Abel ainda tem as ausências do colombiano Eduard Atuesta, com lesão no joelho, e o lateral-direito Mayke, em transição física.