Palmeiras tem histórico curto de viradas em finais do Paulistão; relembre confrontos

Neste domingo (9), o Palmeiras tem tarefa difícil pela frente: virar o placar agregado contra o Água Santa e conquistar o Campeonato Paulista 2023. Na partida de ida, o Alviverde foi derrotado, por 2 x 1, em Barueri. Por isso, logo mais, no Allianz Parque, precisa de dois gols de diferença para não precisar de pênaltis e ficar com o título. Se apegando à história, o Verdão conseguiu superar desvantagens em finais do estadual em apenas duas oportunidades: 1993 e 2022.

https://twitter.com/Palmeiras/status/1644897930787057666?s=20

1993 – Palmeiras 4 x 0 Corinthians

Por ter perdido o jogo de ida, pelo placar de 1 x 0, para o Corinthians, o Palmeiras precisava de uma vitória simples na segunda partida, disputada no Morumbi, para levar a decisão à prorrogação. Vale lembrar que, na época, o saldo de gols não era critério de desempate. O Alviverde, na ocasião, lutava para encerrar um jejum de praticamente 17 anos sem conquistas.

No embate de ida, Viola foi o autor do único gol do clássico, dando a vitória e vantagem para o Corinthians. Decidido a sair da fila e levantar o troféu estadual, o Palmeiras não tomou conhecimento do Timão no jogo de volta e aplicou goleada histórica de 4 x 0 sobre o arquirrival. Ao final do tempo normal, triunfo por 3 x 0, com gols de Zinho, Evair e Edilson, e 1 x 0 na prorrogação, com tento de Evair novamente. Mais de 104 mil pessoas testemunharam o título alviverde.

2022 – Palmeiras 4 x 0 São Paulo

A segunda e última vez que o Palmeiras conseguiu reverter vantagem adversária na final do Campeonato Paulista aconteceu justamente na última edição do torneio, em 2022. Na partida de ida da decisão do certame, o Alviverde sofreu dura derrota, por 3 x 1, para o São Paulo, no Morumbi. Os gols do Tricolor foram marcados por Calleri, duas vezes, e Pablo Maia. Raphael Veiga fez o único tento dos visitantes.

No confronto de volta, o Palmeiras precisava vencer por pelo menos três gols de diferença para não depender dos pênaltis e ser campeão. E conseguiu. Em partida avassaladora do Verdão no Allianz Parque, os comandados do técnico português Abel Ferreira golearam o São Paulo, por 4 x 0, e faturaram a taça. Raphael Veiga, duas vezes, Danilo e Zé Rafael marcaram os gols do duelo.

https://www.youtube.com/watch?v=3kXJG0o4ZOo

Palmeiras x Água Santa

Como citado, para conquistar o bicampeonato paulista, o Palmeiras precisará triunfar por dois ou mais gols de diferença. Vitória por um tento levará a decisão para os pênaltis. Qualquer empate dá o título para o Água Santa. A bola rola neste domingo (9), a partir das 16h (horário de Brasília), no Allianz Parque. A promessa é de casa cheia, já que mais de 40 mil ingressos foram vendidos de maneira antecipada.

Mesmo confiante para a finalíssima, o Alviverde não atravessa bom momento e vem de duas derrotas consecutivas na temporada. A primeira, para o próprio Água Santa no jogo de ida da decisão. E a segunda, sofrida na última quarta-feira (5), na Libertadores. Com os reservas em campo, o Verdão perdeu para o Bolívar, na altitude de La Paz, em partida válida pela 1ª rodada do Grupo C da competição continental.

Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Carioca, 23 anos. Cobri o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Repórter de futebol nacional e sul-americano no Futebol na Veia.