Após 49 anos sem perder um jogo de estreia na Copa Libertadores, o Palmeiras foi derrotado, pelo placar de 3 x 1, diante do Bolívar na noite desta quarta-feira (5), pela primeira rodada do Grupo C da competição. O Verdão abriu o marcado com um golaço de José Lopez, mas Uzeda, Bejarano e Hervía, marcaram os gols do histórico triunfo do time boliviano sobre o Alviverde, que nos últimos 33 jogos pelo torneio, perdeu somente a quarta partida.
Com a vitória do Cerro Porteño diante do Barcelona de Guayaquil pelo placar de 2 x 1, o Palmeiras fecha a primeira rodada da chave na lanterna do grupo, e com menos dois gols de saldo.
Índice
Assista aos melhores momentos de Bolívar x Palmeiras
https://www.youtube.com/watch?v=BlIXPFbAAgk&ab_channel=FUTTHEFLASH
1º tempo: altitude de La Paz, faz a diferença para os bolivianos
Preocupado com a final do Campeonato Paulista no próximo domingo, o Palmeiras veio ao estádio Hernando Siles, na altitude de La Paz com um time completamente reserva. Mesmo assim, não se intimidou e foi pra cima do adversário. Porém, quem chegou primeiro foi o time do Bolívar, logo aos 8′, em cobrança de falta perigosa de Saucedo, que foi defendida pelo goleiro Marcelo Lomba.
Quatro minutos depois, Flaco López recebeu passe de Garcia pelo lado direito, ganhou da marcação e mandou um lindo chute de canhota, na gaveta do goleiro Lampe, um golaço. No lance seguinte, Breno Lopes teve em seus pés, a chance para marcar o segundo gol, mas perdeu boa chance. A partir daí, os donos da casa acordaram e começaram a atacar mais o time palmeirense.
Aos 19′, Ronnie Fernández fez ótima jogada pelo lado esquerdo e serviu Hervías, que de cabeça empatou o jogo. Mesmo com o gol sofrido, o Alviverde Imponente foi ao ataque e teve boas chances de voltar a ficar na frente do marcador. A dupla Breno Lopes e Flaco López tiveram excelentes oportunidades, mas foram parados por uma inspirada atuação do bom goleiro Lampe.
Na reta final do primeiro tempo, tudo ficou ainda mais complicado para o time do Palmeiras, em lance infantil de Jaílson, que colocou a mão na bola, o time do técnico português Abel Ferreira teve seu volante expulso, já que o jogador já tinha cartão amarelo. Imediatamente, Bejarano, aproveitando mais uma jogada pelo alto, virou a partida e complicou de vez o jogo para o Verdão.
2º tempo: chances dos dois lados, mas maior efetividade do Bolívar
Tentando buscar o empate, mas buscando minimizar o prejuízo de ter um jogador a menos em campo, o técnico Abel Ferreira promoveu algumas mudanças, como a entrada dos estreantes Richard Ríos e Artur. E logo aos 7′, a expulsão de José Sagredo após pisão no colombiano palmeirense, acendeu de vez a esperança do Verdão em pelo menos conseguir levar um ponto da Bolívia.
Artur teve boa chance, mas Bentaberry e Rodríguez responderam, em um jogo que ficou flanco, agora que cada time tinha um jogador a menos. O Alviverde tinha mais qualidade e acelerou o jogo. Breno Lopes teve mais uma boa chance, porém foi novamente parado pelo goleiro Lampe. Apesar da empolgação, os reservas do Palmeiras, ainda desentrosados, tinham muitas dificuldades para chegar com perigo.
No fim da partida, na base do abafa para tentar o empate, Rafael Navarro chutou forte e cruzado, mas Lampe estava lá para fazer mais uma boa intervenção. Gabriel Poveda, ex-Sampaio Corrêa, e que está no time do Bolívar, teve a chance de fazer o terceiro gol, mas foi parado por Marcelo Lomba. Entretanto, no finzinho do jogo, após linda jogada pelo lado esquerdo, Uzeda recebeu livre dentro da área e estufou a rede do Palmeiras, dando números finais a partida.
https://twitter.com/Bolivar_Oficial/status/1643803144198004739
Bolívar x Palmeiras – E agora?
O Palmeiras foca seus esforços agora na disputa do título do Campeonato Paulista. Os comandados de Abel Ferreira enfrentam o Água Santa, no Allianz Parque, no próximo domingo (9), às 16h (horário de Brasília). O Bolívar, por sua vez, volta a campo no mesmo dia, pelo Campeonato Boliviano, fora de casa, quando vai enfrentar o Club Deportivo Vaca Diaz.
Pela Libertadores, o Verdão fará seu primeiro jogo na competição diante do seu torcedor, no dia 20 de abril, às 21h (horário de Brasília), contra o Cerro Porteño do Paraguai. Já o Bolívar fará seu segundo compromisso no torneio, fora de casa, contra o Barcelona de Guayaquil, no dia 19 de abril, às 23h (horário de Brasília).