Palmeiras: Torcida detona elenco curto após grave lesão de Dudu

Craque palmeirense está fora do restante da temporada por ruptura no ligamento do joelho. Ausência do camisa sete mostra lacunas no elenco alviverde

O Palmeiras venceu o Vasco na noite do último domingo (27) por 1 x 0 e se manteve 11 pontos atrás do Botafogo no Brasileirão. Apesar da vitória, o torcedor ficou preocupado com Dudu, substituído aos 42 minutos do primeiro tempo ao torcer o joelho direito sozinho. Nesta segunda-feira (28), o temor foi confirmado: o camisa sete teve uma ruptura do ligamento cruzado anterior e uma lesão no menisco.

O atacante será operado nos próximos dias, passará por sessões de fisioterapia e provavelmente não joga mais em 2023, visto que a lesão costuma ser tratada entre quatro e seis meses. O problema no joelho de Dudu causou grande pessimismo e preocupação na torcida palmeirense pelas opções no elenco.

Abel Ferreira costuma substituir Dudu por Jhon Jhon, que não possui as mesmas características de drible do titular. Ainda há a opção por Breno Lopes, herói do título da Libertadores de 2020, mas contestado pela torcida por seu desempenho abaixo.

A preocupação dos torcedores aponta para uma possível semifinal da Libertadores contra o Boca Juniors, projetando Breno Lopes ou Jhon Jhon como titulares na Bombonera. Houve quem brincasse com a situação, colocando o avião comprado pela presidente Leila Pereira como substituto. Vale salientar que a aeronave sofreu com problemas técnicos na última semana, e o clube precisou fretar um voo para o retorno dos jogadores ao Brasil.

Lesão de Dudu acontece em momento decisivo da temporada

Na briga por Brasileirão e Libertadores, a lesão de Dudu pode atrapalhar a sequência do Palmeiras. No campeonato nacional, o Alviverde corre atrás do Botafogo e tentar diminuir a gigante vantagem de 11 pontos. Ainda há um confronto direto entre os times, a ser disputado em novembro.

Apenas uma grande queda de desempenho do clube carioca pode representar a chegada do time de Abel, que emplacou boa sequência e diminuiu uma vantagem que já foi maior do Glorioso (14 pontos, na 15ª rodada).

Na Libertadores, a situação é mais confortável para lidar com a ausência de Dudu. Nesta quarta-feira (30), o Palmeiras recebe o Deportivo Pereira, da Colômbia, com vantagem de quatro gols para avançar às semifinais da competição. Caso avance, enfrenta Racing ou Boca Juniors, ambos da Argentina, que empataram em 0 x 0 na ida e não estão entre os melhores times da competição.

Do outro lado da chave, estão os outros favoritos, além do Palmeiras, casos de Fluminense e Inter, que venceram a ida de suas eliminatórias e têm vantagem para fazerem a semifinal.

Nas três Libertadores anteriores que o Palmeiras disputou com Abel Ferreira, o clube foi campeão duas vezes (2020 e 2021) e eliminado para o Athletico-PR na semifinal no ano passado. O histórico com o português à beira do campo no torneio continental é de 29 vitórias em 41 jogos, além de oito empates e apenas quatro derrotas.

Próximos jogos do Palmeiras

  • Palmeiras x Deportivo Pereira, Libertadores, Allianz Parque, São Paulo-SP – 30 de agosto (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília);
  • Corinthians x Palmeiras, Brasileirão Série A, Neo Química Arena, São Paulo-SP – 03 de setembro (domingo), às 16h (horário de Brasília);
  • Palmeiras x Goiás, Brasileirão Série A, Allianz Parque, São Paulo-SP – 15 de setembro (sexta-feira), às 21h30 (horário de Brasília).
Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinícius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Na comunicação, escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.